Uma moradora de Santos, no litoral de São Paulo, teve um voo cancelado em função de um apagão cibernético que afeta o mundo inteiro. Ao g1, Fernanda Gusson contou que embarcaria em um voo para Londres, na Inglaterra, nesta sexta-feira (19). Mas, por conta do apagão, o voo foi cancelado e o Aeroporto de Roma está um “caos”. A brasileira ainda não sabe quando poderá fazer a viagem.
Segundo apurado pelo g1, a Microsoft afirma que a falha já foi resolvida, mas que problemas residuais ainda podem ocorrer. Não há indícios de que o apagão esteja relacionado a um ataque hacker.
A supervisora de eventos Fernanda Gusson, de 41 anos, e o namorado saíram de São Paulo no dia 9 de julho e foram para Roma, na Itália. No dia 12, eles embarcaram em um cruzeiro pela Europa e retornaram para Roma nesta sexta-feira para pegar um voo em direçã a Londres.
No Aeroporto Internacional de Roma, o casal chegou antes do horário do embarque para tentar antecipar o voo para a Inglaterra. Porém, eles descobriram que o voo havia sido cancelado. A companhia em que viajariam é a British Airways, uma das que foram afetadas pelo imprevisto.
Fernanda e o namorado tiveram planos frustrados nesta sexta-feira (19) em função do problema cibernético — Foto: Fernanda Gusson
O casal descobriu sobre o apagão cibernético já no aeroporto, por meio de um desconhecido. Somente depois, eles foram pesquisar melhor sobre o problema, que afeta o mundo inteiro, em sites de notícias. A expectativa era de viajar na tarde desta sexta-feira e permanecer em Londres até o dia 28 de julho.
“A gente chegou aqui [no aeroporto], estava muito cheio, muita gente. Eu achei estranho, mas dizem que o verão na Europa costuma ser assim mesmo, as pessoas viajam, é muito quente”, afirmou.
Segundo ela, o clima é de tensão entre os viajantes que se acumulam no aeroporto aguardando respostas das companhias aéreas. Fernanda ainda não sabe quando conseguirá embarcar para Londres.
“Está tudo um caos […]. Eles [companhia aérea] falaram que vão mandar a gente para um hotel e vão nos informar que horas sai o voo amanhã”, disse ela.
Voos que sairíam do aeroporto de Roma foram cancelados em função do apagão — Foto: Fernanda Gusson
O incidente teve origem em um problema global na empresa de segurança cibernética CrowdStrike. Em entrevista à rede americana NBC, o CEO da empresa pediu desculpas.
Em um comunicado, a CrowdStrike confirmou que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionada ao sensor “Falcon”.
A CrowdStrike é uma empresa que fornece serviços de cibersegurança para algumas das maiores empresas do mundo com o objetivo de encontrar falhas em sistemas digitais e evitar ataques de hackers. Informações iniciais dão conta de que o apagão se originou em sistemas da CrowdStrike que utilizam o sistema operacional Windows, da Microsoft.
Problemas técnicos foram reportados nos maiores aeroportos da Europa e na Índia, com atrasos de voos. Em Berlim, na Alemanha, todas as decolagens ficaram suspensas por algumas horas. No aeroporto de Singapura, um dos maiores do mundo, diversas companhias aéreas estão fazendo o check-in de forma manual.
Aeroporto Internacional de Roma, na Itália, emitiu mensagem explicando apagão cibernético — Foto: Fernanda Gusson
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