G1 Santos

Brasileiro participa de ‘Oscar da Fotografia’ com imagens de retratos

today30 de junho de 2022 4

Fundo
share close

O analista de sustentabilidade, Thiago Cunha, de 36 anos, começou a estudar fotografia para registrar momentos da filha, mas percebeu que era bom no que seria um hobbie e resolveu se dedicar à captura de imagens. Hoje, pelo segundo ano seguido, participa competição Golden Lens [lente dourada], uma espécie de “Oscar da fotografia”. Ele concorre na categoria “retratos”.

Ao g1, o morador de Cubatão, no litoral de São Paulo, contou que começou a estudar fotografia em 2005, mas passou a exercer a atividade profissionalmente em 2019, nas horas vagas, após às 18h de segunda a sexta-feira e aos fins de semana. Nos dias de semana, das 8h às 17h30, ele atua na profissão de formação: analista de sustentabilidade.

Cunha possui uma vasta experiência em eventos e, inclusive, já fotografou diversos artistas, como Projota, Elba Ramalho e Padre Fábio de Melo. Além disso, ele é fotógrafo oficial da orquestra do maestro João Carlos Martins e da Orquestra Villa Lobos.

Ele contou que relutou em fazer a inscrição no Golden Lens, mas foi convencido por amigos a participar.

“Não era muito a favor do concurso, porque é um outro fotógrafo que está te avaliando. Ele vai puxar para o segmento dele. Mas acabou que eles [amigos] me convenceram e eu me inscrevi, para teste só. No primeiro awards [etapa] eu tive sete fotos premiadas. Fui o fotógrafo mais premiado desse awards“, lembra. Segundo ele, nesse momento, o fotógrafo recebeu que tinha chances de vencer.



Apesar de sua vasta experiência em fotos de artistas, ele está competindo na categoria “Retratos”. “Tento retratar todo o meu sentimento na fotografia. Então, a cada etapa, eu tento retratar o que eu estou sentindo no momento. Eu tenho algumas ideias, eu tento colocar em prática. Mas as minhas fotografias, eu costumo dizer assim: ‘ela tem que falar'”, conta.

Thiago Cunha está competindo no Golden Lens na categoria “Retratos” — Foto: Thiago Cunha

São seis etapas durante o ano, onde, em cada, são enviadas 15 fotos para serem analisadas. A pessoa que tiver mais fotos premiadas vence o Golden Lens. Esta é a segunda vez que ele participa, em 2021 o fotógrafo ficou em quarto lugar.

São milhares de fotógrafos de 67 países na competição. Cunha já está em quarto lugar, ainda faltam quatro etapas para a final, que acontece no fim do ano. “Eu estou bem otimista porque eu acredito que essas fotos que eu mandei têm um potencial bem alto”, afirma.

A fotografia “Meu Eu” já foi premiada em uma das etapas e é uma das fotos mais especiais para o fotógrafo — Foto: Thiago Cunha

De acordo com Cunha, a foto “Meu Eu” (veja acima) é uma das mais especiais para ele. A imagem já foi analisada e premiada pelo Golden Lens. Para o fotógrafo, ela representa que somos a nossa própria fortaleza, assim como o nosso bloqueio também.

“Estamos tão presos em padrões da sociedade que, por vezes, precisamos tapar nossos olhos e nos abraçar para que consigamos recarregar as energias e continuar a viver como nós mesmos”, explica.

O fotógrafo finaliza dizendo que a fotografia é um meio de expressão e terapia, onde é possível expressar sentimentos e momentos. “Para mim, não é dinheiro. Fotografia, para mim, é valor”.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Avalie

Post anterior

justica-condena-prefeitura-a-indenizar-familia-de-servidora-morta-por-covid

R7

Justiça condena prefeitura a indenizar família de servidora morta por Covid

Questionada pela reportagem, a prefeitura não respondeu se sabia que a servidora tinha asma nem confirmou qual tipo de máscara era fornecido Laís SeguinPiracicaba, SP A Justiça do Trabalho condenou a Prefeitura de Piracicaba, no interior de São Paulo, a indenizar por danos morais e materiais a família da agente comunitária de saúde Eva Rodrigues Soria, 40, que morreu por Covid-19. A prefeitura pretende recorrer da decisão. O valor estipulado […]

today30 de junho de 2022 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%