G1 Mundo

Brasileiro relata momento de terror em Taiwan: ‘Foi o terremoto que me deu mais medo e que me deixou com o corpo tremendo’

today4 de abril de 2024 1

Fundo
share close

“Foi aquela situação horrível. […] Todos os terremotos, a gente sente e não fica com medo, sente e não fica preocupado. Esse foi o terremoto que me deu mais medo e que me deixou com o corpo tremendo”, afirmou o pernambucano.

Vendedor de cosméticos, Vanderbergh, de 41 anos, mora na Ásia há 16 anos, cinco deles em Taiwan, na cidade de Taipei. Ele conta que já passou por outros diversos momentos de terremoto, mas nenhum tão forte quanto este, que foi o maior registrado no país nos últimos 25 anos.

“Primeiro, chegou um SMS, com alerta de terremoto, e, depois de três segundos, começou a tremer. Foi um balanço fraco e depois virou um balanço bem forte, e a gente não conseguia ficar em pé“, disse.



Vanderbergh Fernandes é pernambucano e mora em Taiwan há cinco anos — Foto: Reprodução/TV Globo

Vanderberg mora no 15º andar e relatou que o prédio conta com sistemas de segurança para momentos de terremotos, que travam as portas de cada andar e os elevadores enquanto o tremor durar.

“A recomendação não é sair correndo nas ruas, tem vídeos de pedaços de prédios caindo na rua. […] Então, se você sair correndo, é mais perigoso do que você ficar no local esperando o terremoto passar”, contou.

Ainda de acordo com ele, o tremor mais forte durou cerca de três minutos e revirou móveis da casa, como copos, estátuas e quadros. Depois, outros tremores mais fracos aconteceram logo depois, mas foram diminuindo com o tempo.

“Já podemos voltar ao normal. O aviso é que podem ocorrer outros abalos menores, até as placas se acomodarem, mas que não tem chance de ter um terremoto grande”, declarou.

Prédio tombou após terremoto em Taiwan — Foto: TVBS via AP

Segundo as autoridades, pelo menos 26 edifícios desabaram, sendo mais da metade na cidade de Hualien. Deslizamentos de terra também foram registrados após o tremor. Na capital, Taipei, parte da cidade ficou sem energia.

De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, o epicentro do terremoto foi registrado próximo à costa leste de Taiwan. Pelo menos 10 réplicas com magnitude acima de 5,0 foram sentidas nas horas seguintes ao terremoto, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

A agência oficial de notícias de Taiwan afirmou que esse é o terremoto mais forte registrado desde 1999, há 25 anos, quando um tremor provocou a morte de 2,4 mil pessoas e danificou 50 mil imóveis.

Mapa mostra epicentro do terremoto que atingiu Taiwan e o leste da Ásia — Foto: Editoria de Arte/g1

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

policia-espanhola-interrompe-viagem-de-navio-de-cruzeiros-com-brasileiros-a-bordo-e-detem-bolivianos-ilegais

G1 Santos

Polícia espanhola interrompe viagem de navio de cruzeiros com brasileiros a bordo e detém bolivianos ilegais

Um navio de cruzeiros que saiu de Santos, no litoral de São Paulo, foi retido nesta quarta-feira (3) em Barcelona, na Espanha, após um grupo de passageiros bolivianos ser descoberto viajando sem a documentação necessária. Ao g1, duas brasileiras que estão a bordo contaram que 69 estrangeiros foram detidos e proibidos de sair da embarcação. "Não sabemos como eles vieram até aqui desse jeito", afirmaram. O navio MSC Armonía partiu […]

today3 de abril de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%