G1 Mundo

Brasileiros em Gaza ficarão juntos em novo abrigo enquanto esperam aval para cruzar fronteira, diz Vieira

today10 de novembro de 2023 7

Fundo
share close

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta sexta-feira (10) em entrevista exclusiva à GloboNews que o grupo de 34 brasileiros e parentes de brasileiros que tenta deixar a Faixa de Gaza pelo posto de Rafah, na fronteira com o Egito, ficará junto em um novo abrigo nas próximas horas.

Até esta sexta (10), o grupo de 27 brasileiros e 7 palestinos se dividia em três cidades na porção sul de Gaza: Rafah, Khan Younis e Deir el-Balah. Eles chegaram a se posicionar junto ao posto de imigração na fronteira, nesta sexta, mas a passagem não foi autorizada.

“Acabei de ser informado de que os 34 brasileiros que estavam divididos (…) foram reunidos em uma nova localidade disponibilizada pela embaixada do Brasil em Ramala. Para que estejam mais próximos e reunidos, prontos para saírem assim que for autorizada a abertura da passagem”, declarou Vieira.



Como aconteceu em outras ocasiões ao longo da última semana, a lista de pessoas autorizadas a cruzar a fronteira deve ficar “congelada”. Ou seja: quando a passagem for reaberta, as autoridades locais devem dar prioridade aos cidadãos estrangeiros já autorizados, antes de emitir novas listas.

'Situação em Gaza não me permite dizer se será hoje, amanhã ou quando', diz Mauro Vieira sobre saída de brasileiros

‘Situação em Gaza não me permite dizer se será hoje, amanhã ou quando’, diz Mauro Vieira sobre saída de brasileiros

Após chegar ao Egito, o grupo seguirá por terra até um dos dois aeroportos disponíveis para o embarque de volta ao Brasil. Há dois roteiros possíveis:

  • ida em um ônibus até o aeroporto de El Arish, que fica a 53 km de Rafah, para embarque no avião presidencial que já está no Egito à espera do grupo. A aeronave depois fará escalas no Cairo, Roma, Las Palmas, Recife antes da chegada no destino final em Brasília.
  • ou viagem até a cidade do Cairo em um ônibus. Neste caso, a previsão é que a viagem por terra dure entre cinco e seis horas.

O secretário nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho, afirmou à GloboNews nesta sexta que as pessoas que aguardam na Faixa de Gaza para serem repatriadas pelo Brasil e não têm local para ficar no país serão alojadas em um abrigo no interior de São Paulo.

Segundo o secretário, quase metade do grupo de 34 pessoas não tem familiares ou endereços onde possa se hospedar em território brasileiro, por isso, precisará ser acolhida em um abrigo, que já foi providenciado pelo Ministério de Desenvolvimento Social.

“Alguns brasileiros já têm destino certo porque já têm familiares aqui, então, serão deslocados para esses locais onde ficarão. Uma parcela significativa, quase a metade do grupo, não tem onde ficar. Mas o governo federal já disponibilizou através do Ministério de Desenvolvimento Social, nós já temos o local onde essas pessoas ficarão acolhidas. Isso vai ser no interior de São Paulo”, afirmou Augusto de Arruda Botelho.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

embaixador-de-israel-e-cobrado-apos-evento-com-bolsonaro

G1 Mundo

Embaixador de Israel é cobrado após evento com Bolsonaro

O encontro, organizado para exibir atrocidades do Hamas contra o povo israelense durante o ataque de 7 de outubro, tinha com convidados parlamentares. Bolsonaro, entretanto, apareceu no evento – segundo o advogado do presidente, Fabio Wajngarten, a convite do deputado federal bolsonarista Gustavo Gayar (PL-GO). A surpresa, entretanto, não foi bem-vista – tanto que, na noite de quinta (9), a embaixada divulgou uma nota para negar ter convidado o ex-presidente. […]

today10 de novembro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%