G1 Santos

Brigadeiro ‘Raiz do Brasil’ une os sabores nativos da primeira cidade do país; veja a receita

today13 de outubro de 2023 6

Fundo
share close

Quem inventou essa delícia foi Andreia de Castro. A chef de cozinha é apaixonada por transformar histórias em brigadeiros. A paixão dela por esse docinho brasileiro veio depois de alguns contratempos na vida. Ela trabalhou por anos em uma doceria, mas acabou sendo vítima de um golpe e faliu.

A empresária não desistiu. Ela usou seu conhecimento e sua paixão pela confeitaria para recomeçar. Andreia se especializou e começou a fazer eventos com um carrinho com vários sabores de brigadeiros de colher.

“Eu chorei por um ano. Deus me deu esse projeto. Eu me apaixonei pelo brigadeiro e eu só vim a acreditar quando a Cris chegou”. Ao lado da sócia Cris, o novo negócio deslanchou.



Andreia e Cris criaram o Brigadeiro Raiz do Brasil, considerado um doce vicentino — Foto: Mariane Rossi/g1

Em 2022, ela teve mais um desafio: criar um brigadeiro para a cidade de São Vicente. A ideia surgiu de funcionários da Secretaria de Turismo, que se encantaram pelos doces dela e propuseram a criação de um doce vicentino.

Andreia e Cris fizeram estudos sobre a história e a cultura gastronômica da cidade. Com isso, elas elaboraram três receitas diferentes de brigadeiro. O prefeito de São Vicente, Kayo Amado, e a equipe provaram os doces no Salão Nobre.

Brigadeiro Raiz do Brasil tem a banana como o ingrediente principal — Foto: Mariane Rossi/g1

A banana é a estrela do brigadeiro. A fruta vai na massa, junto com o leite condensado e o creme de leite. O licor e a cachaça de banana, fruto dos alambiques da cidade, dá um sabor especial na mistura. “Foi em São Vicente o primeiro alambique. Tenho a cachaça e o licor de banana, que são de produtores da cidade”, disse Andreia.

O brigadeiro é de colher e, por isso, é bem macio e ainda tem uma apresentação especial. Ele é polvilhado com açúcar e canela, acompanha um pouco de doce de leite produzido na cidade, uma calda de caramelo e uma banana chips, que traz toda a crocância ao doce. “A banana chips é em homenagem a Casa das Bananadas, centenária da cidade”.

Brigadeiro Raiz do Brasil foi oficializado o doce vicentino — Foto: Prefeitura de São Vicente

Ele recebeu o nome de Brigadeiro Raiz do Brasil fazendo alusão às raízes da banana, por São Vicente ser conhecida como um dos berços da cachaça, no período da cana-de-açúcar, e ao fato da cidade ser a primeira do país.

Andreia diz que a receita foi um divisor de águas na carreira. “Começou a demanda, valorizou mais o nosso trabalho, a visibilidade. Foi maravilhoso”. Ela espera que muitos moradores e turistas possam conhecer e saborear esse docinho, criado com muito amor.

“Tendo um doce com a marca da cidade é muito bacana. A nossa ideia é fomentar em todos os restaurantes parceiros o brigadeiro dela [… ] A gente vai levando o nome da cidade não só entre os vicentinos, mas também para fora de São Vicente, para as cidades vizinhas e até quem sabe para fora do Brasil “, disse Paulo Bonavides, secretário de Turismo de São Vicente.

Andreia de Castro criou o Brigadeiro Raiz do Brasil, considerado um doce vicentino — Foto: Mariane Rossi/g1

Receita do Brigadeiro Raiz do Brasil

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 creme de leite (caixinha sem soro)
  • 1/2 banana
  • 5 ml pinga sabor banana
  • 1/2 colher sobremesa margarina sem sal

  • Doce de leite
  • Calda de caramelo em ponto de fio
  • Banana chips
  • Canela em pó
  • Pinga de banana
  • Licor de banana

Brigadeiro Raiz do Brasil tem a banana como o ingrediente principal — Foto: Mariane Rossi/g1

Modo de preparo: Amasse bem a banana e reserve. Antes de ligar o fogo, misture na panela o leite condensado e o creme de leite. Acrescente a banana amassada e a margarina. Ligue o fogo, em temperatura média, e mexa com uma espátula de silicone até engrossar.

Quando for possível levantar a massa com a espátula, ela formar pequenos blocos e não misturar, o brigadeiro chegou no ponto certo para comer de colher. Acrescente 5 ml da pinga de banana e mexa por mais cinco minutos. Transfira o brigadeiro para um refratário, cubra com plástico filme, e deixe esfriar em temperatura ambiente por duas horas.

Montagem: Coloque a banana chips, o brigadeiro por cima e o doce de leite ao lado. Coloque fios de calda caramelizada por cima, salpique uma mistura de açúcar e canela em pó e, por último, adicione umas gotinhas de pinga de banana.

Brigadeiro Raiz do Brasil é para ser consumido de colher — Foto: Mariane Rossi/g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

jornalista-morre-apos-ser-atingido-por-bombardeio-na-fronteira-entre-israel-e-libano

G1 Mundo

Jornalista morre após ser atingido por bombardeio na fronteira entre Israel e Líbano

Profissional era cinegrafista da agência de notícias Reuters e transmitia ataques ao vivo em comboio ao lado de jornalistas da rede Al-Jazeera e da agência de notícias AFP. Fumaça é vista próxima da fronteira entre o Líbano e Israel, em 8 de outubro de 2023 — Foto: REUTERS/Aziz Taher O jornalista da agência de notícias Reuters Issam Abdallah morreu nesta sexta-feira (13) após a equipe de imprensa na qual ele […]

today13 de outubro de 2023 75

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%