G1 Mundo

Brittney Griner é libertada na Rússia em troca de prisioneiros entre os EUA e o Kremlin

today8 de dezembro de 2022 9

Fundo
share close

Griner foi libertada em uma troca inédita de prisioneiros entre Rússia e Estados Unidos, que concederam liberdade ao ex-integrante do exército russo Viktor Bout, apontado como um dos maiores traficantes de armas do mundo (leia mais abaixo sobre Bout).

A atleta foi condenada pela Justiça russa após ser presa por porte ilegal de óleo de cannabis ao entrar no aeroporto de Moscou, em março. Viktor Bout estava na prisão norte-americana havia dez anos, para o cumprimento de 25 anos de prisão por conspirar para vender armas que seriam usadas contra os EUA.

De acordo com Washington, nesta quinta, Griner já estava sob custódia de autoridades dos Estados Unidos a caminho do país. Agências de notícias russas informaram que a troca de prisioneiros ocorreu no aeroporto de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A atleta Griner chegou de Moscou em um voo privado, acompanhada de autoridades russas.



O governo dos Emirados Árabes Unidos afirmou que intermediou as negociações. O Ministério das Relações Exteriores russo confirmou que trocou a estrela do basquete norte-americano pelo cidadão russo Viktor Bout.

O vídeo abaixo, de agosto deste ano, conta sobre a prisão e Britney:

Rússia condena Brittney Griner, jogadora de basquete americana, a 9 anos de prisão

Rússia condena Brittney Griner, jogadora de basquete americana, a 9 anos de prisão

Biden anunciou libertação

O presidente Joe Biden anunciou a libertação da jogadora ao lado da esposa dela, em um pronunciamento na Casa Branca. Os dois chegaram a ser fotografados durante uma conversa, por telefone, com a atleta.

“Ela está segura, está em um avião, está voltando para casa depois de meses sendo detida injustamente na Rússia, mantida sob circunstâncias intoleráveis. Este é um dia pelo qual trabalhamos há muito tempo. Nunca paramos de pressionar por sua libertação”, declarou.

O presidente dos EUA, Joe Biden, e a esposa de Brittney Griner, Cherelle Griner, conversam com Britney Griner pelo telefone após ela ser solta na Rússia — Foto: POTUS/Twitter

Campeã da NBA norte-americana, Griner havia sido condenada a nove anos de prisão, uma pena que Washington chamou de arbitrária. Desde o julgamento, o governo norte-americano negociava com Moscou uma troca de prisioneiros para conseguir libertar a atleta, que também jogava em uma equipe da Rússia.

O russo Viktor Bout, acusado de ser traficante de armas, é escoltado após uma audiência em um tribunal criminal em Bangcoc em 5 de outubro de 2010 — Foto: REUTERS/Sukree Sukplang

Viktor Bout é um ex-tenente-coronel do Exército Soviético que o Departamento de Justiça dos EUA já apontou como um dos maiores traficantes de armas do mundo.

Bout cumpria sentença de 25 anos sob a acusação de conspirar para vender dezenas de milhares de dólares em armas que autoridades dos EUA alegam que seriam usadas contra Washington.

Ele se tornou um dos homens mais procurados do mundo durante sua carreira como negociante internacional de armas e foi apelidado de “o Mercador da Morte” em uma biografia de 2007.

Griner foi presa em 5 de março deste ano, poucos dias após a Rússia invadir a Ucrânia. Durante as férias da NBA – a liga de basquete dos EUA – a norte-americana costumava jogar em um time russo na temporada de basquete do país.

Dessa vez, no entanto, ela foi parada pela polícia no aeroporto de Moscou por porte de óleo de cannabis detectado por cães farejadores. Sua defesa alegou que Griner tinha prescrição médica para usar o óleo.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

apartamentos-decorados-impulsionam
a-venda-de-construtoras

G1 Santos

Apartamentos decorados impulsionam a venda de construtoras

Escolher o apartamento ideal nunca é uma decisão fácil. O consumidor analisa a localização, o valor, a metragem, a estrutura de lazer, a segurança e muitos outros fatores antes de efetivamente comprar o imóvel dos sonhos. E com tanta exigência do consumidor, as construtoras passaram a investir em ferramentas que tragam ao cliente uma real visualização do local, através de apartamentos decorados formulados para ilustrar as vivências naquele ambiente. O […]

today8 de dezembro de 2022 44

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%