G1 Santos

Cachorro ‘Zé Caramelo’ é salvo após ser achado desmaiado e luta contra crises convulsivas no litoral de SP

today7 de novembro de 2022 60

Fundo
share close

Um cachorro chamado Zé Caramelo, de nove anos, luta contra crises convulsivas em uma casa de acolhimento a animais em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Ele passou por lares temporários da cidade, até que precisou ser internado em uma clínica após um forte episódio. Agora, já de alta, a organização que o acolheu espera encontrar um novo tutor para ele.

A presidente da ONG Amor de Raça, Cleide Emília Rocha, conta que Zé Caramelo começou a ter as crises uma semana após ser resgatado, em janeiro deste ano. Segundo ela, o animal foi encontrado desmaiado em uma calçada. “Uma conhecida pediu minha ajuda, eu o encontrei quase morto e em pleno sol de janeiro”, lamenta.

Segundo Cleide, na época, Zé Caramelo realizou exames de sangue, onde foi constatado apenas anemia. — Foto: Arquivo Pessoal



Segundo Cleide, na época, Zé Caramelo realizou exames de sangue, onde foi constatado apenas anemia, porém, dias após o resgate ele passou a ter as crises. O cachorro passou por avaliação clínica, onde foi prescrito medicação anticonvulsivante. Desde então, ele passou por lares temporários pagos para ter assistência integral, já que a ONG trabalha apenas com resgate por meio de pedidos de socorro via redes sociais e encaminha os animais a lares temporários ou definitivos.

A presidente da ONG explica que, na última semana, a situação de Zé Caramelo piorou e ele precisou passar seis dias internado em uma clínica veterinária da cidade após uma forte crise. “A língua dele é toda machucada por conta das crises, já que acaba mordendo ela”, explica.

Segundo Cleide, as crises começam quando a medicação anticonvulsivante começa a perder o efeito. A presidente da ONG explica que momentos antes de uma crise começar, ele começa a latir e os olhos reviram.

De acordo com Cleide, por conta dessas crises, Zé Caramelo se assusta facilmente, até mesmo com as sombras das pessoas. Apesar disso, ela explica que o cachorro não é agressivo, somente exige um maior cuidado ao se aproximar, já que pode desencadear alguma crise. “É assustador vê-lo se debatendo, parece que ele vai morrer”, lamenta.

Com o aumento da dosagem do anticonvulsionante, sob prescrição médica, após a alta de Zé Caramelo da clínica veterinária, ele tem tido crises convulsivas em uma menor frequência, porém, ainda segue em risco.

Agora, Cleide busca um lar definitivo para Zé Caramelo, onde ele seja “filho único” para poder receber a atenção devida. — Foto: Arquivo Pessoal

Agora, Cleide busca um lar definitivo para Zé Caramelo, onde ele seja “filho único” para poder receber a atenção devido ao seu estado de saúde delicado. “A pessoa [tutor] também tem que ter muito amor para cuidar dele e paciência”.

Ainda não se sabe o motivo para as crises convulsivas do animal, já que para diagnosticar uma epilepsia, é necessário um exame de ressonância magnética que custa em torno de R$ 2 mil. Cleide alega que não recebe qualquer assistência do serviço público para o tratamento do animal. “A zoonoses diz que só cuidam de doenças transmissíveis de animais para humanos e que não tem lugar para colocar nem fazem resgates”, alega.

Segundo o médico veterinário Rafael Novaes Monteiro, as crises convulsivas podem ser causadas por anemia, doenças virais e infecciosas. Elas podem ser espasmos pelo corpo todo ou não. “A melhor coisa a se fazer quando se encontrar um animal em crise é acalmar ele, tentar não fazer barulhos, que podem desencadear um quadro mais forte, deixar em um local tranquilo e levá-lo o mais rápido possível para um veterinário”. A partir daí, explica o especialista, o médico fará a melhor avaliação de qual medicação será aplicada.

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande informou, em nota, que o Centro de Controle de Zoonoses não realiza resgate e abrigo de animais. A administração municipal pontuou que tem projetos para parcerias com credenciamentos junto à clínicas especializadas, mas disse que ainda não há previsão de início.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ministerio-da-defesa-diz-que-entregara-relatorio-sobre-urnas

Gospel Prime

Ministério da Defesa diz que entregará relatório sobre urnas

Em nota divulgada nesta segunda-feira (7) o Ministério da Defesa informou que entregará, no próximo dia 9 de novembro, o relatório sobre fiscalização do sistema eletrônico de votação, realizado pelas Forças Armadas. O relatório é aguardado pela população depois que foram levantadas dúvidas sobre a integridade do processo eleitoral, além de ser visto como uma resposta para as manifestações contrárias a vitória do petista Lula. “O Ministério da Defesa informa […]

today7 de novembro de 2022 25

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%