G1 Santos

Camaronês que veio escondido em navio por sonho de jogar futebol lembra da família ao saborear prato típico do país; aprenda

today2 de dezembro de 2022 34

Fundo
share close

O camaronês Eugene Christian Keou Kameni passou dias escondido em um navio cargueiro, sem comer e nem beber, em busca de realizar o sonho de ser jogador de futebol. A embarcação saiu de Duala, em Camarões, e atracou no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, terra de grandes ídolos do esporte. Em terras brasileiras, ele treina todos os dias em busca de uma oportunidade no mundo da bola. Ao g1, ele revelou que sente saudade da família. Por isso, a reportagem convidou o jovem para saborear um prato camaronês, que despertou nele a lembrança do seu país.

Christian morava no país africano com a mãe e quatro irmãos. Ele chegou a atuar na seleção de base de Camarões. Mas, sem clube e vendo a família passar dificuldades, ele tentou arriscar a vida em outro país. Decidido a mudar de vida, ele entrou em um navio, que tinha paradas na Europa e no Brasil, mas não sabia exatamente onde iria chegar.

“Fiquei 20 dias dentro do navio, sem comer, sem beber”, conta ele.



Camaronês Christian Kameni sonha em ser jogador de futebol — Foto: Mariane Rossi/g1

Ao chegar em Santos, ele foi parado por policiais federais, que o localizaram no navio e que fizeram uma série de questionamentos. Eles permitiram que Kameni ficasse no Brasil mas, sem documentos, o camaronês ficou cerca de um mês na sede da Polícia Federal. Logo depois, ele recebeu a ajuda da ONG Organização dos Haitianos que Vivem no Brasil, que foi contatada pela PF. Ele também foi acolhido pelo projeto social Parceiros da Bola.

Hoje, com 20 anos, ele vive em um alojamento na companhia de outros jovens que possuem o mesmo sonho dele: ser jogador de futebol. Kameni chegou a treinar no Santos FC e no Jabaquara. Porém, hoje segue em busca de oportunidades em outros clubes.

Camaronês, Kameni sonha em ser jogador de futebol no Brasil — Foto: Fabio Pires

“Treinamento de manhã, treinamento a tarde. Quando eu tenho um dinheiro, eu vou pra academia. Treino na praça”. Segundo ele, a vida no Brasil não está sendo como imaginava, mas não pretende desistir. “É no trabalho que vem o sucesso”, afirma.

Kameni admite que a saudade da família existe. Ele conta que a mãe custou a acreditar que o filho estava no Brasil e que já pediu para ele voltar. Porém, Kameni fala que tenta deixar o sentimento de lado para permanecer em terras brasileiras e conquistar seu objetivo. “Prefiro continuar a seguir o meu caminho”, diz ele.

Na Copa do Mundo no Catar, Camarões enfrentará a seleção brasileira nesta sexta-feira (2). Kameni conta que já comprou as camisetas do Brasil e de Camarões para assistir aos jogos. Para ele, o time brasileiro é mais forte que o camaronês. “Brasil é mais forte que meu país. Às vezes pode dar um empate, 2 a 2 ou 0 a 0”.

Frango com molho de amendoim, prato camaronês preparado pelo chef de cozinha Bruno Rocha — Foto: Mariane Rossi/g1

O g1 convidou Kameni para saborear um prato típico de Camarões e matar um pouco da saudade da terra natal dele. O chef de cozinha Bruno Rocha, que trabalha em um restaurante em Praia Grande, preparou uma receita de coxas de frango, regadas a um molho a base de amendoim (confira a receita abaixo ou no vídeo acima).

Em Camarões, são cultivadas muitas frutas e vegetais como a banana da terra, o amendoim, o milho e o inhame. Os camaroneses também consomem muitas carnes e, principalmente, uma grande variedade de peixes.

Entre os pratos típicos de Camarões estão o cuscuz de milho, os peixes defumados e o ndolé, um prato servido com camarões refogados, banana-da-terra assada e o fufu, uma massa que pode ser feita com mandioca, milho ou arroz.

Kameni acompanhou o preparo da receita e deu até algumas dicas ao chef de cozinha. Na hora de provar, ele fez suspense. Mas, a verdade é que se surpreendeu com o sabor do chef brasileiro. “Está muito bom. Bom mesmo. Quase perto do da minha avó”

Chef Bruno Rocha com Kameni e a jornalista do g1, Mariane Rossi — Foto: Fabio Pires

  • 400 gramas de coxa e sobrecoxa de frango
  • 300 gramas de amendoim
  • 250 ml de leite de coco
  • 300 ml do caldo do frango
  • 2 fatias de gengibre
  • meio maço de salsinha
  • meia cebola branca
  • 50 gramas de alho
  • molho shoyo a gosto
  • mostarda a gosto
  • catchup a gosto
  • suco de 1 limão
  1. Limpe a coxa e sobrecoxa de frango, retirando a pele
  2. Coloque o frango em uma travessa, que possa ir ao forno, e adicione os temperos: catchup, mostarda, molho shoyo, cebola picada, suco do limão e o alho picado.
  3. Deixe descansar por 15 minutos
  4. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 30 minutos, virando na metade do tempo para assar por igual.
  5. Retire e reserve o caldo do cozimento do frango.
  1. Coloque no liquidificador todos os ingredientes: leite de côco, amendoim, gengibre e o caldo do cozimento do frango.
  2. Bata tudo até obter um molho de amendoim cremoso.

Kameni com o prato, um frango ao molho de amendoim — Foto: Mariane Rossi/g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

grupo-caravela-negra-promove-evento-internacional-de-capoeira-no-tejereba

Prefeitura de Guarujá

Grupo Caravela Negra promove Evento Internacional de Capoeira no Tejereba

Além dos grupos da região e do estado de São Paulo, o evento contará com a presença de representantes do Uruguai, França, Portugal e Rússia O grupo Caravela Negra estará realiza neste fim de semana, nos dias 3 e 4, Evento Internacional de Capoeira, no Centro Esportivo Duque de Caxias, o Tejereba (Praça Horácio Lafer, s/n – Jardim Tejereba). As atividades terão início às 10 horas. A programação do sábado […]

today2 de dezembro de 2022 19

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%