G1 Santos

Câmeras do crime: centro de controle de facção criminosa para vigiar policiais é desativado; VÍDEO

today7 de março de 2024 7

Fundo
share close

A Polícia Civil desativou uma central de monitoramento da principal facção criminosa do país em São Vicente, no litoral de São Paulo, nesta quinta-feira (7). No local, os criminosos controlavam 13 câmeras instaladas perto de pontos de tráfico de drogas de Santos (SP). Segundo apurado pelo g1, os equipamentos eram usados para vigiar a movimentação de policiais. Três homens foram presos e um menor apreendido.

Os policiais da 1ª Delegacia de Investigações Criminais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) deram cumprimento a 10 mandados de busca e apreensão em locais que eram utilizados pela facção criminosa. Os endereços não foram divulgados pela Polícia Civil. Ação faz parte da Operação Verão.

Em um desses cumprimentos, os agentes encontraram uma casa onde funcionava a central de monitoramento, no bairro Catiapoã, em São Vicente. As imagens obtidas pelo g1 mostram a televisão e o notebook que passavam as imagens das câmeras instaladas em postes da Zona Noroeste de Santos.



Central de monitoramento de câmeras da facção em São Vicente vigiava pontos de tráfico de drogas em Santos (SP) — Foto: Divulgação/Polícia Civil

No vídeo, também é possível ver equipes da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) Piratininga auxiliando os policiais na retirada das câmeras de monitoramento instaladas pela organização criminosa.

Ainda no imóvel, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), um integrante da facção criminosa foi preso em flagrante. Ele era responsável por observar as imagens das câmeras e alertar os comparsas sobre a presença de policiais nos pontos de venda de drogas.

Câmeras estavam instaladas próximas aos pontos de tráfico de drogas de Santos (SP) — Foto: Divulgação/Polícia Civil

As investigações apontaram ainda que o suspeito já era procurado pela Justiça. O homem não voltou ao presídio após receber o benefício da saída temporária. Não há informações sobre o crime que ele cometeu.

Durante a operação, outros dois foram detidos por envolvimento com tráfico de drogas, mas não informaram a quantidade de entorpecentes apreendida com eles.

Os policiais também cumpriram uma ordem judicial expedida pela Justiça do Estado do Espírito Santo para apreender um adolescente. O menor está envolvido em investigações sobre a prática de crimes de ódio, como homicídio, instigação a suicídio e vandalismo.

De acordo com a SSP-SP, o trio também integrava a organização criminosa. A autoridade policial afirmou à equipe de reportagem que mais informações sobre a operação e os crimes cometidos pelos detidos serão divulgados em entrevista coletiva ainda nesta quinta-feira.

Câmeras foram instaladas para vigiar a movimentação de policiais em Santos (SP) — Foto: Divulgação/Polícia Civil

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-tem-programacao-especial-em-comemoracao-ao-dia-internacional-da-mulher

Prefeitura de Guarujá

Guarujá tem programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Palestras, panfletagem, caminhada e testes de IST fazem parte do cronograma A Prefeitura de Guarujá conta com extensa programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Entre as iniciativas, estão palestras, caminhada, ação sócio-comunitária e testes de infecções sexualmente transmissíveis (IST), realizadas durante todo o mês. Todas as segundas, quartas e sextas-feiras do mês de março, por exemplo, o Instituto da Mulher – Casa Rosa (Rua Quinto […]

today7 de março de 2024 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%