Prefeitura de Guarujá

Campanha Nacional No Dia “D” de multivacinação, Guarujá aplica 1.105 doses

today10 de outubro de 2023 8

Fundo
share close

Das 961 pessoas que compareceram aos 21 postos disponibilizados neste sábado (7), 652 precisaram regularizar doses em atraso

Guarujá aplicou um total de 1.105 doses no Dia “D” de multivacinação, que aconteceu no último sábado (7), em 21 postos da rede municipal de saúde. O objetivo foi de ampliar o acesso à população com doses em atraso e que não conseguem se deslocar a uma das unidades durante a semana. Ao todo, 961 pessoas compareceram aos postos. No entanto, 652 precisaram regularizar doses em atraso, perfazendo o total de 1.105 doses aplicadas no Município.

A maioria, de 567 doses, corresponde a imunizantes contra covid, influenza e Hepatite B. Especificamente sobre a dose da bivalente (reforço covid) foram 172 doses. A vacina contra o HPV também obteve procura no Dia D, com 187 doses aplicadas. Na sequência, estão 93 doses contra meningite, 85 contra a pólio (Vop), 56 da tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola), entre outras.

A Campanha Nacional de Multivacinação em Guarujá teve início em 30 de setembro e prossegue até o dia 31 deste mês. O público-alvo é composto por crianças e adolescentes, de 0 a 15 anos, que precisam completar a carteirinha de vacinação, principalmente com idade entre 0 e 5 anos. Adultos e demais faixas etárias que ainda não se imunizaram contra a covid e influenza, por exemplo, também podem se dirigir a um dos postos.

De segunda a sexta-feira, 20 unidades (confira abaixo) da rede municipal, entre unidades básicas (UBS) e de saúde da família (Usafas) atendem a população rotineiramente, das 9 às 15 horas. É necessário levar carteirinha de vacinação, Cartão SUS e documento com foto. Nos locais, os munícipes tem acesso a doses contra sarampo, caxumba, rubéola, tuberculose, pneumonia, meningite, difteria, tétano, coqueluche, poliomielite, hepatite B, entre outras.



Usafas com horário ampliado


Desde o último dia 5, as terças e quintas-feiras, as Usafas atuam até às 21 horas – exceto nos dias 12 e 13 de outubro, feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e ponto facultativo nas repartições municipais.

Município alerta que população não tem procurado postos de vacinação

Mesmo com a abertura das unidades no sábado (7), e o expediente alterado das Usafas terças e quintas, as coberturas vacinais da Cidade ainda não atingiram o ideal. Com relação à covid, por exemplo, a cobertura para dose da bivalente (reforço), o percentual é de apenas 21%. Desde o início da pandemia, Guarujá registrou 41 mil casos confirmados da covid, sendo 1.505 óbitos. Neste ano, até o momento, 912 casos da doença foram confirmados.

Guarujá também apresenta cobertura abaixo do esperado para outras vacinas do calendário. A segunda dose da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), por exemplo, possui uma cobertura de 68%, e da pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B), está em 83%.

A responsável técnica pela imunização no Município, a enfermeira Ana Teresinha Lopes Plaça, considera que o Dia “D” foi positivo na Cidade. “Tivemos uma boa presença da população no sábado, mas ainda não foi suficiente para alcançarmos o índice preconizado pelo Ministério da Saúde, de 95% de cobertura vacinal. O Município tem estoque suficiente para atender a demanda. Por isso, a população deve procurar uma das unidades para regularizar as doses, pois a vacina é melhor forma de prevenção”, destaca.

Confira os postos disponíveis, de segunda a sexta, das 9 às 15 horas:

1 – UBS Vila Baiana (Rua Vereador Orlando Falcão, 172)

2 – Usafa Vila Rã (Rua Maria Geralda Valadão, 1.114)


3 – UBS Pernambuco (Rua Samambaia, s/nº)


4 – U.S. Santa Rosa (Avenida Manoel da Cruz Michael, 387)


5 – Usafa Vila Edna (Avenida Prefeito Raphael Vitiello, s/nº)


6 – Usafa Cidade Atlântica (Avenida Atlântica, 1.070)


7 – Usafa Perequê (Rua Rio Branco, 235)


8 – Usafa Santa Cruz dos Navegantes (Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/nº)


9 – Usafa Jardim dos Pássaros (Rua Rouxinol, 25)


10 – Usafa Las Palmas (Rua José Alves de Oliveira, s/nº)


11 – Usafa Doutor David Capistrano (Rua Paulo Agostinho da Silva, s/nº)


12 – Usafa Vila Áurea (Avenida Francisco de Castro, s/nº)


13 – Usafa Jardim Boa Esperança (Avenida Adriano Dias dos Santos, 533)


14 – UBS Pae Cará (Avenida São João, 155)


15 – UBS Morrinhos (Complexo Cultural Rafael Rodrigues, s/nº)


16 – UBS Vila Alice (Rua Rio Grande do Sul, s/nº)


17 – Usafa Jardim Conceiçãozinha (Avenida Bento Pedro da Costa, s/nº)


18 – Usafa Sitio Conceiçãozinha (Rua Santo Antonio, 117)


19 – Usafa Jardim Progresso (Rua Josefa Hermínia Caldas, s/n°)


20 – Usafa Jardim Brasil (Rua Alberto Poeta Oliveira, s/n°)




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

3a-subida-no-avanco-acontece-neste-domingo-(15)-no-mirante-das-galhetas

Prefeitura de Guarujá

3ª Subida no Avanço acontece neste domingo (15) no Mirante das Galhetas

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até sábado (14), no instagram oficial do evento @juntassomosmaisfortesgja O movimento Juntas Somos Mais Fortes realiza a 3ª edição da Subida no Avanço, neste domingo (15), às 8 horas. A largada será na Rua das Galhetas, s/nº – Praia das Astúrias, no acesso que leva ao Mirante das Galhetas. A chegada será no topo do equipamento e a ação integra a campanha […]

today10 de outubro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%