Prefeitura de Guarujá

Campanha sobre descarte de óleo de cozinha atendeu mais 1500 pessoas

today9 de fevereiro de 2023 9

Fundo
share close

Quinta edição do programa ‘Óleo Sustentável no Verão’ teve foco em quiosques, ambulantes, turistas e população local da Cidade

Em dois dias de capacitação e mais quatro de ação nas praias e bairros da Cidade, a Prefeitura de Guarujá, em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleo Vegetal (Abiove), encerrou a 5ª edição da Campanha de Conscientização Ambiental sobre a importância do descarte adequado e a destinação correta do óleo de cozinha usado (Programa Óleo Sustentável no Verão), com mais de 1500 pessoas atendidas. A iniciativa foi coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).

Paralelo à campanha de conscientização, o Município realizou o Curso de Capacitação Verão Sustentável, ministrado em dois momentos: na forma virtual, por técnicos da Abiove, e presencial, por técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). A capacitação foi voltada aos ambulantes das praias de Pitangueiras, Astúrias e Guaiúba.

Já a campanha de conscientização foi realizada em dois fins de semana de janeiro (dias 21 e 22 e 28 e 29). No primeiro, atendeu a orla da Praia do Tombo, Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho, e Praça Mário Covas, em Morrinhos 1; e, no segundo, a Praia do Guaiúba, na altura da Avenida Humberto Prieto Perez; Santa Cruz dos Navegantes, no Centro Esportivo; e a Comunidade Cantagalo, na Associação de Bairro.

Contando com espaço instagramável, durante os eventos teve doação de óleo usado e distribuição de brindes, mudas de árvores nativas, materiais educativos, além de ações de Educação Ambiental.



As equipes da Semam focaram as ações em quiosques, ambulantes, turistas e população local, conscientizando-os sobre os malefícios que o descarte irregular de óleo pode causar ao meio ambiente, como a impermeabilização e contaminação do solo, entupimento de redes de esgoto e poluição dos lençóis freáticos.

Guarujá conta com 7 ecopontos para descarte de óleo

A Semam, em parceria com a empresa Litoral Pérola Limp, mantém sete ecopontos para descarte de óleo de cozinha usado no Município. A orientação é para que as pessoas acondicionem o óleo usado em garrafa pet ou recipiente de plástico e leve-o aos ecopontos.

Caso a pessoa tenha dificuldade para o descarte do óleo nos ecopontos, deve solicitar o recolhimento à Semam, pelo telefone (13) 3308-7885 ou à empresa Litoral Pérola Limp – (13) 99728-1558 ou (13) 99747-6043. A solicitação também pode ser feita pelas redes sociais: link @litoralperolalimp (Instagram) e link @limpperola (Facebook).

Todo óleo coletado é destinado para a produção de biodiesel. O recolhimento é feito em horário comercial, mediante agendamento.

Confira os ecopontos para descarte de óleo residual

Paço Municipal Raphael Vitiello – Avenida Santos Dumont, 640 – Santo Antônio

E.M. Mário Cerqueira Filho – Rua Javari, 95 – Perequê

E.M. Valéria Cristina – Rua Poeta Gregório de Matos, 25 – Morrinhos

E.M. Dr. Gladston Jafet – Rua João Luis da Silva, 3 – Vila Ligya

E.M. 1º de Maio– Avenida Adriano Dias dos Santos, 611 – Jardim Boa Esperança/Vicente de Carvalho

E.M. Sérgio Pereira Rodrigues – Avenida Atlântica, 1516 – Enseada

Loja Litoral Pérola Limp – Rua Castro Alves, 39 – Jardim Santense/Vicente de Carvalho




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Ana Clara

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

especialista-alerta-contra-tratamento-para-criancas-mudarem-sexo

Gospel Prime

Especialista alerta contra tratamento para crianças mudarem sexo

Uma das principais especialistas em disforia de gênero na Finlândia, a Dra. Riittakerttu Kaltiala, se pronunciou contra o tratamento de transgêneros para menores, dizendo que a grande maioria das crianças supera a confusão de sexo e gênero. Dessa forma, a psiquiatra chefe da Universidade de Tampere, lar da maior clínica pediátrica de gênero do país, explicou que quatro em cada cinco crianças que expressam a confusão de gênero superam esses […]

today9 de fevereiro de 2023 24

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%