G1 Santos

Capacidade dos portos brasileiros deve vir junto de melhorias na operação

today14 de setembro de 2022 24

Fundo
share close

Augusto Nardes, ministro do TCU, ressaltou que o Brasil precisa aumentar participação hidroviária em seu território

Os portos fazem parte de uma grande cadeia logística que envolve o transporte rodoviário, ferroviário até aeroportuário. Com isso, é importante pensar em todos estes processos na hora de investir em infraestrutura.

Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), salientou que um dos principais desafios do Brasil no setor é aumentar a participação hidroviária. Atualmente, esse modo de transporte tem apenas 5,6% de participação no país.



Contudo, para ele, isso precisa ser feito com colaboração de todos os envolvidos, já que o processo demora a ser realizado por conta dos trâmites relacionados ao licenciamento ambiental.

Um exemplo dado por Nardes são as obras para a implantação do canal de navegação na região dos Pedrais, em Tocantins. Lá, o processo de licenciamento ambiental está durando mais de quatro anos.

O ministro ainda comentou sobre a baixa participação ferroviária também, que até 2017 estava em 17,7%.

“Temos que pensar primeiramente em fomentar a integração multimodal”, afirmou.

Ainda assim, o país também precisa focar no aumento das capacidades dos portos para que o setor de transporte não seja afetado. Segundo o consultor de Logística Multimodal, Luís Cláudio Montenegro, é preciso definir políticas públicas para o desenvolvimento do setor como um todo.

Montenegro ressalta que o conceito de verticalização dos terminais pode colaborar neste aspecto. Para o consultor, as empresas de transportes são as maiores interessadas em ver a ampliação da capacidade e eficiência dos terminais, já que isso não geraria filas ao largo da baía e, consequentemente, não seria um serviço insustentável.

Serviço

O SUMMIT PORTOS 2022 – Capacidade e Competitividade foi realizado pelo Grupo Tribuna. O evento aconteceu no dia 1º de setembro no Brasília Palace Hotel, em Brasília-DF.

A programação foi transmitida ao vivo pela plataforma do evento, com tradução simultânea. Todo o Summit Portos 2022 pode ser assistido no YouTube:

SUMMIT PORTOS conteúdo de responsabilidade do anunciante

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

influencer-brasileiro-encara-fila-de-5-km-para-se-despedir-da-rainha-elizabeth-ii:-‘vivendo-a-historia’

G1 Santos

Influencer brasileiro encara fila de 5 km para se despedir da Rainha Elizabeth II: ‘vivendo a história’

Lucas Amadeu, de 36 anos, decidiu viajar à Inglaterra para acompanhar homenagens à monarca. Influenciador e empresário brasileiro viajou até a Inglaterra e ficou em fila de até 30h para acompanhar funeral da Rainha — Foto: Arquivo Pessoal O influenciador digital e empresário Lucas Amadeu, de 36 anos, decidiu encarar uma fila de aproximadamente 5 quilômetros, com estimativa de até 30 horas, para acompanhar o velório da rainha Elizabeth II, […]

today14 de setembro de 2022 26

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%