Os portos fazem parte de uma grande cadeia logística que envolve o transporte rodoviário, ferroviário até aeroportuário. Com isso, é importante pensar em todos estes processos na hora de investir em infraestrutura.
Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), salientou que um dos principais desafios do Brasil no setor é aumentar a participação hidroviária. Atualmente, esse modo de transporte tem apenas 5,6% de participação no país.
Contudo, para ele, isso precisa ser feito com colaboração de todos os envolvidos, já que o processo demora a ser realizado por conta dos trâmites relacionados ao licenciamento ambiental.
Um exemplo dado por Nardes são as obras para a implantação do canal de navegação na região dos Pedrais, em Tocantins. Lá, o processo de licenciamento ambiental está durando mais de quatro anos.
O ministro ainda comentou sobre a baixa participação ferroviária também, que até 2017 estava em 17,7%.
“Temos que pensar primeiramente em fomentar a integração multimodal”, afirmou.
Ainda assim, o país também precisa focar no aumento das capacidades dos portos para que o setor de transporte não seja afetado. Segundo o consultor de Logística Multimodal, Luís Cláudio Montenegro, é preciso definir políticas públicas para o desenvolvimento do setor como um todo.
Montenegro ressalta que o conceito de verticalização dos terminais pode colaborar neste aspecto. Para o consultor, as empresas de transportes são as maiores interessadas em ver a ampliação da capacidade e eficiência dos terminais, já que isso não geraria filas ao largo da baía e, consequentemente, não seria um serviço insustentável.
Serviço
O SUMMIT PORTOS 2022 – Capacidade e Competitividade foi realizado pelo Grupo Tribuna. O evento aconteceu no dia 1º de setembro no Brasília Palace Hotel, em Brasília-DF.
A programação foi transmitida ao vivo pela plataforma do evento, com tradução simultânea. Todo o Summit Portos 2022 pode ser assistido no YouTube:
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