G1 Mundo

Cápsula radioativa perdida colocam partes da Austrália Ocidental sob alerta de radiação

today28 de janeiro de 2023 17

Fundo
share close

Partes da Austrália Ocidental estão sob alerta de radiação neste sábado (28), depois que as autoridades disseram que uma cápsula radioativa usada na mineração foi perdida a caminho da capital do estado, Perth.

As autoridades do maior estado da Austrália emitiram o alerta na sexta-feira (27) para um “risco de substância radioativa” em várias regiões, incluindo Perth.

A pequena cápsula de prata contendo Césio-137, um produto radioativo, se perdeu durante o transporte do norte de Newman – uma pequena cidade na remota região de Kimberley – para os subúrbios a nordeste de Perth, disse o Departamento de Bombeiros e Serviços de Emergência.



“A substância é usada dentro dos medidores em operações de mineração. A exposição a essa substância pode ocasionar queimaduras ou doenças causadas pela radiação”, disse o departamento.

A cápsula desapareceu enquanto era conduzida em um caminhão de uma mina para um depósito de Perth, disse a agência de saúde do estado. Newman fica a cerca de 1.200 km (750 milhas) a nordeste da cidade.

O caminhão deixou o local no dia 12 de janeiro, mas a cápsula só foi descoberta esta semana, quando os serviços de emergência foram alertados, segundo as autoridades.

A cápsula era supostamente de uma mina da Rio Tinto. A empresa ainda não respondeu a um pedido de comentário.

O diretor de saúde da Austrália Ocidental, Andrew Robertson, disse que a cápsula, se mantida perto do corpo, pode causar vermelhidão na pele e queimaduras por radiação.

“Se fosse mantido por tempo suficiente e eles fossem expostos por tempo suficiente, poderiam ter alguns efeitos mais agudos, incluindo impactos em seu sistema imunológico”, disse ele a repórteres.

Acredita-se que a vibração do caminhão fez com que o medidor se partisse e o item saísse dele, disse ele.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

daniel-alves-pode-ser-solto?-quais-os-proximos-passos?-jogador-esta-ha-mais-de-uma-semana-preso

G1 Mundo

Daniel Alves pode ser solto? Quais os próximos passos? Jogador está há mais de uma semana preso

A estratégia da defesa é garantir à Justiça que o brasileiro não vai fugir enquanto aguarda um possível julgamento e rebater indícios do crime que foram sendo levantados ao longo desta semana (leia mais aqui). O brasileiro foi acusado pelo Ministério Público da região espanhola da Catalunha de ter estuprado uma jovem de 23 anos no banheiro da área VIP da boate Sutton, no centro de Barcelona, no fim de […]

today28 de janeiro de 2023 22

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%