G1 Mundo

Carne bovina: Brasil amplia lista de frigoríficos com aval e deve reverter prejuízo após fim de embargo da China, diz ministro

today23 de março de 2023 8

Fundo
share close

Com isso, diz Fávaro, o país deve recuperar – e até superar – os prejuízos causados por quase um mês de embargo da China à importação de carne bovina brasileira, motivado por um caso atípico de doença da vaca louca em uma propriedade no Pará (entenda abaixo).

Frigoríficos de Rondônia, Espírito Santo e Paraná conseguiram também nesta quinta o aval do governo chinês para exportar carne bovina para o país asiático.

Segundo Fávaro, além dessas novas permissões, outras duas plantas que estavam com habilitações suspensas receberam permissão para retomar os negócios com a China.



“Portanto, há um conjunto de plantas frigoríficas que vão começar a exportar para a China. Pode reverter o período de 29 dias que ficamos sem exportar e, ainda, ter ganhos significativos com relação aos outros anos”, disse Fávaro.

China suspende embargo à carne bovina do Brasil, diz ministro

China suspende embargo à carne bovina do Brasil, diz ministro

O ministro não detalhou o prejuízo aferido, até o momento, com o embargo de 29 dias.

Segundo Carlos Fávaro, a China compra 61% da carne bovina exportada pelo Brasil e movimenta US$ 8 bilhões por ano só nesse setor.

Na avaliação do ministro, o prazo de quase um mês para a reversão do embargo não representa uma demora. Ele afirma que o tempo foi necessário para cumprir o rigoroso processo de investigação que, ao fim, apontou que o caso de “vaca louca” era isolado.

“Nós começamos então um processo que é o envio da contraprova da amostra ao laboratório canadense credenciado Organização Mundial de Saúde Animal – que, posteriormente, comprovou ser um caso atípico e que não causa risco à saúde humana. Depois, todas as outras informações adicionais, como o manejo dos animais nessa propriedade”, enumerou.

Ainda de acordo com o ministro, a missão do governo brasileiro na China tem como objetivo de retomar a “fraternidade” entre os dois países – que, segundo ele, foi abalada no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“A relação de amizade nos últimos quatro anos não era das melhores. É importante o aumento das relações comerciais, dos intercâmbios que a gente está procurando estabelecer nessa missão”, afirmou.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

promotoria-diz-que-trump-criou-‘falsa-expectativa’-de-que-seria-preso-logo-apos-indiciamento-em-caso-de-pagamento-a-atriz-porno

G1 Mundo

Promotoria diz que Trump criou ‘falsa expectativa’ de que seria preso logo após indiciamento em caso de pagamento a atriz pornô

Na carta aos líderes do Partido Republicano que solicitaram informações sobre a investigação conduzida por Bragg, o promotor pediu uma reunião para "para entender melhor quais informações o escritório do promotor pode fornecer relacionadas a um interesse legislativo legítimo". Trump afirmou, no fim de semana, que seria detido na terça, o que não aconteceu. Sua detenção poderia ocorrer caso o grande júri orientado por Bragg assim determinasse (veja abaixo como […]

today23 de março de 2023 18

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%