G1 Santos

Cartórios iniciam a preparação para o 2º turno das eleições em Santos

today17 de outubro de 2022 13

Fundo
share close

Funcionários realizam uma auditoria nos sistemas que são responsáveis pelas mídias colocadas nas urnas. O segundo turno das eleições 2022 acontece no dia 30 de outubro.

Cartórios começam a preparação das urnas para 2º turno das eleições em Santos — Foto: Marcela Pierotti/g1



Os funcionários dos cartórios eleitorais começaram nesta segunda-feira (17) a preparação para o segundo turno das eleições em Santos, no litoral de São Paulo. Estão em disputa os cargos de presidente da República e, em 12 estados do país, a escolha de quem será o governador.

A juiz eleitoral Adriana Consani Gerônimo explica que o processo é o mesmo do primeiro turno. Os funcionários realizam, nos computadores, uma auditoria nos sistemas que são responsáveis pelas mídias colocadas nas urnas.

No sistema, são inseridos os números dos candidatos para o segundo turno. “Verificam-se as mídias, se os sistemas conferem com os códigos do TSE e as urnas estão preparadas para o segundo turno com os eleitores daquelas seções”, disse a juiza.

Segundo ela, o trabalho não é feito com as urnas. “É um procedimento mais técnico. O momento de verificação das urnas ficou para a semana que vem”.

O procedimento realizado em todo o estado de São Paulo e qualquer pessoa pode fiscalizar o trabalho, principalmente, as entidades fiscalizadoras. “Tivemos representantes da OAB, da Polícia Federal e da Polícia Militar, além da imprensa. Ministério Público também”, comentou a juíza.

“É uma forma da população poder conferir a segurança e ter a tranquilidade na hora da votação da lisura do procedimento da Justiça Eleitoral. Vai até às 18h e continua durante a semana”, explicou Adriana.

O segundo turno das eleições 2022 acontece no dia 30 de outubro. Eleitores votam para governador e presidente. Na eleição presidencial, disputam o segundo turno Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Os dois candidatos que disputam o governo do estado de São Paulo são Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT).

Cartórios começam a preparação das urnas para 2º turno das eleições em Santos — Foto: Marcela Pierotti/g1

  • 15 de outubro: data a partir da qual nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo no caso de flagrante delito;
  • 24 de outubro: último dia para o registro de pesquisas de opinião pública – realizadas em data anterior ao dia das eleições – relativas ao segundo turno, ou aos respectivos candidatos, para divulgação no dia das eleições;
  • 25 de outubro (5 dias antes das eleições): nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto;
  • 25 de outubro: data a partir da qual o material da propaganda eleitoral gratuita deverá ser retirado das emissoras;
  • 27 de outubro (3 dias antes das eleições): último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa;
  • 28 de outubro (2 dias antes das eleições): último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita de segundo turno no rádio e na televisão;
  • 29 de outubro (1 dia antes das eleições): último dia para veiculação de propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som e distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, acompanhados ou não por carro de som;
  • 30 de outubro (dia das eleições): início da votação do segundo turno das eleições a partir das 8h. A votação é encerrada às 17h.
  • 1º de janeiro de 2023: presidente e governadores tomam posse dos cargos.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pat-guaruja-tem-30-vagas-de-emprego-nesta-terca-feira

Prefeitura de Guarujá

PAT Guarujá tem 30 vagas de emprego nesta terça-feira

Abaixo, veja as exigências de cada oportunidade e como concorrer a cada uma delas 1 vaga – Atendente de Lojas (Temporário) Experiência de 6 meses com comprovação em carteira. Ensino Médio Completo 1 vaga – Estoquista (vaga temporária) Experiência de 6 meses com comprovação em carteira. Ensino Médio Completo 1 vaga – Operador de Roçadeira Experiência de 6 meses com comprovação em carteira. Ensino Médio Completo 1 vaga – Biólogo Não é exigida experiência nenhuma Ensino Superior Completo em […]

today17 de outubro de 2022 24

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%