G1 Santos

Casal que participou do Domingão com Huck está no litoral de SP com projeto Prancha Ecológica

today5 de fevereiro de 2023 14

Fundo
share close

O casal Jairo Lumertz e Carolina Scorsin, que esteve no último final de semana no programa Domingão com Huck, da TV Globo, esteve em Santos e Praia Grande, no litoral de São Paulo, com o projeto Prancha Ecológica, que já retirou da natureza mais de 30 mil garrafas pets descartadas principalmente em praias. Todo o material é reciclado e usado para produzir pranchas de surf.

Os dois chegaram na última sexta-feira (10) e foram para Arena Esportiva montada pela prefeitura de Praia Grande no Bairro Guilhermina. Eles promoveram aulas gratuitas de surf, além de rodas de conversas sobre a importância de preservar o meio ambiente. Depois passaram por santos onde encontraram com Picuruta Salazar, o maior recordista de títulos de surfe do Brasil

Casal encontrou com Picuruta Salazar em Santos — Foto: Reprodução



O projeto Prancha Ecológica nasceu na cidade de Garopaba, em Santa Catarina (SC). A ação com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de cuidar do planeta e de incentivar o esporte completa dez anos neste ano.

Em uma década, Carolina ressalta que o projeto passou por 17 estados e 80 cidades, onde mais de 50 mil crianças interagiram com a ação e aproximadamente 30 mil garrafas foram retiradas da natureza.

Projeto e produção das pranchas

Pranchas ecológicas usadas nas aulas práticas possuem cerca de 45 a 50 garrafas pets — Foto: Arquivo pessoal

Carolina contou ao g1 que Jairo é shaper [faz pranchas de surf] e também é campeão brasileiro de longboard. Segundo ela, em 2004 ele foi morar no Havaí (EUA), em 2007 fez a primeira prancha com garrafas pet e, quando voltou ao Brasil, em 2011, a conheceu. Foi quando falou sobre a prancha ecológica.

Ela contou tê-lo incentivado à produzir as pranchas e a juntar garrafas encontradas na praia. Foi quando começaram um projeto de conscientização ambiental nas escolas de Garopaba.

Aulas práticas também acontecem em rios e lagos, onde são usadas pranchas stand-up — Foto: Arquivo pessoal

Além de palestras, as crianças também são levadas ao mar para as aulas práticas. Segundo Carolina, o projeto também acontece em cidades onde não há praias e as atividades acontecem em rios e lagos, onde são usadas pranchas stand up.

Para produzir uma prancha de surf ecológica são necessárias entre 45 e 50 garrafas. Para as pranchas de stand up são usadas de 90 a 120 pets.

Carolina explicou que para dar firmeza à prancha, as garrafas são enchidas com uma bombinha de ar, lixadas para a cola aderir ao plástico e cobertas com EVAs. Na estrutura também são usados canos de PVC e tábuas de carne, tudo reciclado.

Prancha adaptada e feita com algo em torno de 250 garrafas é usada para aulas com alunos da Apare de Garopaba (SC) — Foto: Arquivo pessoal

O projeto conta também com uma cadeira adaptada feita com 250 garrafas. Ela foi produzida para adaptar as aulas para um aluno tetraplégico e, atualmente, é usada por outros alunos da Apae de Garopaba.

Carolina enfatizou que o casal organiza um campeonato mundial com pranchas de garrafas pets. Segundo ela, a competição é única e acontece há 10 anos na cidade de Santa Catarina. O objetivo agora é expandir as competições para o sudeste e nordeste.

Ator e padrinho do projeto Klebber Toledo [foto] participou do festival mundial de surf com garrafas pets — Foto: Arquivo pessoal

The Wall – Domingão com Huck

O casal esperava conquistar um prêmio de R$ 500 mil no quadro The Wall, no Domingão com Huck, no último dia 29, mas acabou não ganhando nenhum valor. Apesar disso, Carolina contou ter conquistado 35 mil novos seguidores na rede social do projeto.

“Não levamos nada, mas a participação foi muito legal. A mensagem que a gente deixou foi muito positiva. Não ganhamos nada, mas ganhamos tudo. A gente conseguiu passar a mensagem que queríamos”, finalizou.

Aproximadamente 50 mil crianças já participaram das palestras e das aulas práticas do projeto com as pranchas ecológicas — Foto: Arquivo pessoal

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

protestos-contra-o-governo-do-peru-terminam-em-confronto-entre-manifestantes-e-policia

G1 Mundo

Protestos contra o governo do Peru terminam em confronto entre manifestantes e polícia

A mobilização contou com a participação de sindicatos de agricultores, organizações civis e grêmios estudantis das regiões andinas do sul de Cusco e Puno, entre as mais negligenciadas do Peru, e também de Lima. "Eles não vão nos tirar dessa luta", disse Adela Paz, uma mulher de 68 anos de Cusco, que pediu "a mudança do Peru em favor do povo que trabalha", disse. A manifestante participava de um ritual […]

today5 de fevereiro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%