G1 Santos

Casas trincam no interior de SP após explosões provocadas por empresa em obra de saneamento; VÍDEO

today10 de junho de 2022 17

Fundo
share close

Imagens gravadas por moradores mostram as explosões em Pedro de Toledo (SP). A empresa responsável pela obras não respondeu aos questionamentos.



Explosão em obra da Sabesp causa rachaduras em casas e moradores temem por desabamento

Explosão em obra da Sabesp causa rachaduras em casas e moradores temem por desabamento

Uma explosão provocada propositalmente durante uma obra de saneamento em Pedro de Toledo, no Interior de São Paulo, tem preocupado moradores da Rua 2, no bairro Caracol. O tremor causado na ação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) deixou marcas em algumas casas do entorno, são diversas rachaduras. A população teme que a estrutura dos imóveis tenha sido abalada e que possam desabar.

O morador Jeferson Jacob informou que a a rua era pavimentada com bloquetes de concreto, mas que não tinha rede de esgoto. As explosões, segundo ele, abriram espaço para a instalação da tubulação da rede saneamento básico. Os trabalhos começaram em março deste ano.

“Foi necessário explodir a rua para instalar o esgoto, e por conta das explosões, as casas encheram de rachaduras”, explicou Jacob.

Explosões com dinamites em obra da Sabesp causam rachaduras em casas e moradores temem por desabamento — Foto: Arquivo pessoal

De acordo com Jacob, era possível observar os móveis e eletrodomésticos tremendo. “Cada explosão a gente sentia. Sentado no sofá dava para sentir o tremor”.

Os moradores inclusive pediram que os funcionários da empresa interrompessem os serviços, pois as casas começaram a ficar cheias de rachaduras.

“A gente quer que venha um engenheiro e fale se se a estrutura foi prejudicada”, diz Jeferson Jacob, morador — Foto: Arquivo pessoal

Os moradores informaram que um fiscal da empresa esteve no local e conversou com os donos das casas. A promessa foi de reparar os danos nos imóveis em até 90 dias, já se passaram 45.

Jacob ressalta que aguarda a presença de um especialista para avaliar as condições das casas, antes dos reparos, mas que este prazo, porém, a empresa não cumpriu. “A gente quer que venha um engenheiro e fale se se a estrutura foi prejudicada”, diz.

Em nota, a Sabesp informa que está implantando redes de coletoras no bairro Caracol, visando ampliar o sistema de esgoto em Pedro de Toledo. “Para a realização das obras, o desmonte de rochas foi necessário e foi utilizada a tecnologia de ‘expansão de gases com acionamento elétrico sem uso de explosivos’ baseada pela Norma Técnica Sabesp 336”.

A empresa reforçou que “não foram utilizados artefatos explosivos como dinamites ou similares. As obras dispõem de seguro. Os moradores podem solicitar a perícia dos seus imóveis, a fim de resolver a situação”.

A reportagem do g1 entrou em contato Prefeitura de Pedro de Toledo, porém, até a última atualização desta matéria, não recebeu o retorno sobre os questionamentos.

Empresa prometeu reparar os danos nos imóveis em até 90 dias, já se passaram 45 — Foto: Arquivo pessoal

Trabalhos começaram em março desse ano. Explosões danificaram imóveis — Foto: Arquivo pessoal

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

consorcios-publicos-sao-alternativa-para-atrair-investimentos-aos-municipios

Prefeitura de Guarujá

Consórcios públicos são alternativa para atrair investimentos aos municípios

Tema encerrou os debates da última quinta-feira (9), em que os convidados apresentaram modelos eficientes Prestar serviços e desenvolver ações conjuntas em prol do interesse coletivo do cidadão. Essa é a definição sobre os consórcios públicos e uma das pautas defendidas durante o 5º Conexidades – Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados. O tema foi discutido na última quinta-feira (9), na plenária “Consórcios Municipais”. O encontro municipalista acontece em […]

today10 de junho de 2022 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%