G1 Mundo

Celso Amorim negocia apoio estrangeiro para solução pacífica e retirada de brasileiros em Gaza

today14 de outubro de 2023 15

Fundo
share close

À TV Globo, o Palácio do Planalto confirmou que Amorim manteve contato com autoridades de Egito, China e Turquia, além da Liga Árabe, que representa 22 países árabes. Os telefonemas ocorreram entre esta quinta (12) e sexta-feira (13).

Celso Amorim é ex-ministro das Relações Exteriores e principal consultor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assuntos estrangeiros.

Segundo apurou a TV Globo, em todas as conversas, o ex-chanceler tratou da possibilidade de os países construírem uma solução conjunta e multilateral, para evitar a escalada do confronto entre Israel e forças do grupo terrorista Hamas, na Faixa de Gaza.



Em diálogos com representantes da Turquia, China e da Liga Árabe, Celso Amorim apresentou como prioridade para o governo a retirada de brasileiros na área do confronto.

As conversas também trataram, de forma mais ampla, da guerra. O ex-chanceler defendeu a busca de uma ação para pacificar o conflito e abrir diálogos em busca da paz.

Na quinta (12), Amorim conversou com o conselheiro-chefe da Presidência da Turquia para política externa, Akif Kiliç. No mesmo dia, dialogou com Wang Yi, conselheiro para assuntos internacionais do presidente da China, Xi Jinping.

Na sexta (13), o conselheiro de Lula conversou com Ahmed Aboul Gheit, secretário-geral da Liga Árabe.

A TV Globo apurou que os países concordaram que é preciso evitar uma escalada do conflito e que o aspecto humanitário é “fundamental”.

Resgate de brasileiros em Gaza

Na quinta (12), a assessora direta do presidente do Egito Faisa Aboul Naga afirmou que o governo egípcio “daria máxima atenção ao pedido brasileiro”.

A sinalização é importante, já que o plano do governo é retirar brasileiros abrigados em Gaza por meio da fronteira com o Egito.

A ação é capitaneada pelo Escritório de Representação do Brasil em Ramala, cidade da Cisjordânia onde fica a sede da Autoridade Palestina.

Estilhaços atingem escola onde brasileiros se abrigam na Faixa de Gaza

Estilhaços atingem escola onde brasileiros se abrigam na Faixa de Gaza

Há preocupação em concluir com brevidade o resgate de brasileiros diante de possíveis avanços do Exército de Israel no território palestino.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

situacao-em-gaza-chegou-a-outro-patamar-de-perigo,-diz-chefe-da-onu

G1 Mundo

Situação em Gaza chegou a outro patamar de perigo, diz chefe da ONU

“Precisamos de imediato acesso humanitário em toda Gaza para que possamos levar combustível, alimentos e água a todos os necessitados. Até as guerras têm regras”, disse ele a jornalistas. A declaração foi divulgada pela agência de notícias Reuters. Gueterres disse ainda que o direito humanitário internacional deve ser respeitado e mantido, assim como a proteção aos civis, que não podem ser "usados como escudos". Militares israelenses perto da Faixa da […]

today14 de outubro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%