O fenômeno chamou a atenção das empreendedoras santistas. “Vimos nas crianças que atendíamos a dificuldade de brincar, a dependência excessiva de telas e pensamos em uma abordagem que pudesse favorecer a socialização e o desenvolvimento cognitivo”, explica Chayenne Vechi.
Assim nasceu o Espaço Crescer Consciente, um lugar com a proposta inovadora de promover o engajamento social e a autonomia infantil sob alavancagens multidisciplinares. O ponto inicial foram as lacunas comportamentais. “Era uma carência de socialização em níveis diversos, sobre como lidar uns com os outros, além de uma necessidade de se encontrarem como indivíduos”, diz.
As crianças aprendem brincando valores como respeito, amizade e colaboração — Foto: Divulgação
Reuniram uma equipe técnica composta por educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos e pedagogos. Com a nova configuração, inauguraram em 2022 o Espaço Crescer Consciente. “O local trouxe um formato enxuto, com aulas em grupos pequenos. Cada aula atende no máximo oito crianças e tem até dois professores dedicados por turma”, conta. “O centro oferece aulas de 50 minutos de atividades específicas, seguidas por dez minutos de atividades livres e jogos sem regras”. Os pacotes de atividades podem ser contratados por períodos, a partir de três meses de duração.
As aulas específicas incluem atividades como: funcional kids, reforço escolar, exercícios cognitivos e de recreação. Durante o tempo que ficam no Espaço, as crianças interagem sob regras e direcionamentos que incentivam o convívio social e o desenvolvimento como um todo, incluindo habilidades para as atividades do dia a dia. Nos dez minutos finais, os profissionais liberam os participantes para que usem o tempo exercendo sua própria autonomia.
Aulas de xadrez ajudam no desenvolvimento cognitivo — Foto: Divulgação
As aulas podem ocorrer em grupos ou individualmente, de acordo com o desenvolvimento de cada criança. O respeito aos limites de cada uma é primordial, ainda que a socialização seja a base de todas as modalidades. Para despertá-los para a noção do coletivo, do trabalho em grupo e da empatia, a prática esportiva foi uma das soluções levantadas.
“Sempre fui adepta do esporte como vetor do desenvolvimento de muitas habilidades”, diz a psicoterapeuta. A capacidade cognitiva e o relacionamento interpessoal foram outros aspectos que precisavam de atenção e direcionamento, na visão de ambas. Diante de tantas oportunidades, as sócias entenderam que era o momento de abraçar um projeto mais amplo e diversificado.
“Realizamos anamneses na aula experimental, sugerindo o melhor plano de desenvolvimento físico e cognitivo para a criança, com base na observação dos profissionais envolvidos.” Chayenne Vechi”
Chayenne Vechi e Talita Aderaldo — Foto: Divulgação
O Espaço Crescer Consciente oferece uma aula degustação para interessados e futuros ingressantes. “Realizamos aulas experimentais, independentemente da decisão de matrícula. É importante para que a família conheça o trabalho e entenda qual será a dinâmica aplicada”, diz Chayenne. A grade de atividades é bem variada e pode ser aplicada em grupo ou individualmente. Confira a seguir.
Funcional Kids: trabalha com aspectos motores e físicos relacionados à socialização; aulas em grupo para desenvolver em questões como ganhar e perder; exercícios para lidar com a frustração; estímulos da parte cognitiva, cooperação, comunicação, entre outras áreas importantes para as atividades de vida diária.
Aula de Xadrez: ajuda no processo de concentração, atenção, respeito e estimula o cognitivo, entre outras áreas.
Atividades pedagógicas: utilizam o material escolar trazido pela criança e realizam atividades propostas pela pedagoga, de acordo com a faixa etária da criança.
Recreação infantil: aos sábados e no período das férias (janeiro e julho).
Atividades pedagógicas também fazem parte do programa — Foto: Divulgação
A comunicação ativa com os pais é uma prioridade e acontece por meio de encontros marcados com o objetivo de compartilhar relatórios sobre a evolução da criança em sala. “A interação com os pais é fundamental para a continuidade do trabalho em casa, incentivando a prática fora do Espaço”, salienta Chayenne.
Entre os desafios que enfrentam como empreendedoras e psicoterapeutas, ela destaca que o engajamento de pais, tutores e responsáveis é um dos maiores. “Infelizmente, muitas vezes são eles quem entregam as telas às crianças”, diz. “É um trabalho em desenvolvimento, mas vemos resultados cada vez mais promissores. Os pais mais envolvidos também percebem essa diferença”, conclui.
Espaço Crescer Consciente
Endereço: Av. Dr. Pedro Lessa, 2.056, Ponta da Praia
WhatsApp: (13) 99145-6795
Publicar comentários (0)