G1 Mundo

Centro Internacional começa a investigar crimes de agressão cometidos por russos na Ucrânia

today3 de julho de 2023 7

Fundo
share close

O órgão foi criado porque o Tribunal Penal Internacional (TPI) – competente para julgar os crimes internacionais mais graves – não pode processar a Rússia pelo crime de agressão, uma vez que a Rússia não é parte dos membros do órgão.


Guerra na Ucrânia: Vladimir Kotenev, 66, teve a casa destruída por bombardeio em Donetsk, em 28 de abril de 2023. — Foto: REUTERS/Alexander Ermochenko



O Centro Internacional para a Acusação do Crime de Agressão (ICPA) começou a operar nesta segunda-feira (3). O órgão composto por policiais da Ucrânia, da União Europeia e dos Estados Unidos deve auxiliar nas investigações sobre o crime de agressão por parte da Rússia contra a Ucrânia, desde que a guerra começou, em 24 de fevereiro de 2022.

A instituição foi criada porque o Tribunal Penal Internacional (TPI) – competente para julgar os crimes internacionais mais graves (genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra e crime de agressão) – não pode processar a Rússia, já que o país não é parte do tribunal.

Dessa forma, o centro servirá para garantir que as evidências relevantes sejam devidamente protegidas e que as investigações contra a Rússia possam começar dentro das estruturas legais existentes.

Até o momento, as autoridades estão analisando mais de 93 mil relatórios de crimes de guerra e apresentaram acusações contra 207 suspeitos em tribunais domésticos.

“O novo centro internacional de acusação desempenhará um papel fundamental para garantir que os crimonosos sejam levados à justiça, inclusive pelo crime de agressão”, falou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

A Ucrânia quer que crimes de agressão sejam julgados em um tribunal especial, uma ideia apoiada pela maioria dos países da União Europeia, Estados Unidos e Grã-Bretanha, entre outros. Ainda não está claro sob qual base legal esse braço do Tribunal Penal Internacional será criado.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

papa-francisco-condena-queima-do-alcorao-em-entrevista-a-jornal-dos-emirados-arabes-unidos

G1 Mundo

Papa Francisco condena queima do Alcorão em entrevista a jornal dos Emirados Árabes Unidos

Na semana passada, um iraquiano, que mora na Suécia, colocou fatias de bacon entre páginas do Alcorão e queimou o livro em frente a uma mesquita. Papa Francisco — Foto: Vatican Media/via Reuters O papa Francisco disse que a queima do livro sagrado muçulmano, o Alcorão, o deixou com raiva e indignação e que ele condenava e rejeitava permitir o ato como uma forma de liberdade de expressão. "Qualquer livro […]

today3 de julho de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%