G1 Santos

Cerca de 2.500 policiais irão reforçar a segurança no 2º turno das eleições na Baixada Santista e Vale do Ribeira

today24 de outubro de 2022 14

Fundo
share close

Ao todo, 5.200 policiais militares atuarão na segurança durante o 2º turno das eleições, no próximo domingo (30), nas cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, e do Vale do Ribeira, no interior paulista. A Polícia Militar (PM) diz que preparou um esquema ‘ostensivo e preventivo’. As nove prefeituras da Baixada Santista afirmaram que vão apoiar o esquema, junto com Guarda Civil Municipal.

O Comando de Policiamento do Interior – 6 (CPI-6) informou por meio de nota que ao todo, os 24 municípios que compõem a Baixada Santista e o Vale do Ribeira devem contar com 2.500 policiais. Segundo a corporação, o policiamento ‘ostensivo e preventivo’ vai ‘garantir a segurança durante todo o pleito eleitoral’.

“De forma a garantir o emprego do nosso efetivo em toda a região, foi acionado o Plano de Contingência, suspendendo os afastamentos regulamentares dos policiais militares, tais como férias, licença-prêmio, entre outros, de modo a podermos empenhar o maior número possível de policiais militares nos dias que compreendem o pleito eleitoral”, afirmou.



Os policiais militares serão escalados para trabalhar nos locais de votação e nas proximidades, além dos cartórios eleitorais, e também durante a escolta e guarda das urnas eletrônicas que, segundo a PM, é um trabalho em conjunto com a Justiça Eleitoral.

Prefeituras, através da GCM, darão apoio à Polícia Militar durante o segundo turno das eleições 2022 — Foto: Giuliano Gomes/PRPress

A Prefeitura de Santos ressaltou que o esquema de segurança das eleições é de responsabilidade das autoridades da Polícia Militar, que têm total apoio da Guarda Civil Municipal.

A secretaria de Segurança e Mobilidade de Bertioga informou que a GCM vai atuar na véspera das eleições como guarnição das urnas nas unidades escolares. Além disso, no dia do pleito, nas unidades de ensino que terão votação, haverá a participação da Guarda Civil no lado externo.

A Prefeitura de São Vicente, por meio da secretaria de Desenvolvimento e Organização Social (Sedos), afirmou que reforçará a segurança na cidade no segundo turno das eleições e que a GCM pode ser acionada pelo 153.

Assim como no primeiro turno, a Prefeitura de Mongaguá, através da Guarda Civil Municipal, alocará agentes de segurança para atuar no patrulhamento nos colégios eleitorais, apoiando a Polícia Militar. Além disso, será realizada a ronda com viaturas por toda a cidade e com a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).

A administração Municipal de Guarujá informou que a GCM atuará na segurança durante a distribuição das urnas, e que no dia da eleição a segurança será feita pela Polícia Militar com o apoio da Guarda.

De acordo com a secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Cubatão, a GCM atuará como no primeiro turno, no apoio à PM e ao Cartório Municipal, tanto na vigilância dos próprios públicos, quanto na escolta durante a apuração dos votos.

A GCM de Itanhaém atuará no dia e na noite anterior aos votos, efetuando a guarda das urnas nas escolas. No dia das eleições, a Guarda fará reforços do efetivo nas escolas e nas ruas através do patrulhamento motorizado.

O comando da Guarda Civil Municipal de Peruíbe ressaltou que dividiu com a PM a responsabilidade de guardar a urna no dia anterior às eleições, e que todo o efetivo foi convocado para apoiar ‘no que for necessário para que ocorra tudo dentro da normalidade’. A prefeitura acrescentou que o reforço também contará com as câmeras do Centro Operacional de Peruíbe (COP), e que as escolas que possuem câmeras serão monitoradas pela equipe municipal em conjunto com um policial militar.

A Prefeitura de Praia Grande informou, por meio da Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp), que o Centro Integrado de Controle e Operações Especiais (Cicoe) fará rondas virtuais. Na noite do dia 29, a GCM também tem programado ronda em 60 escolas que terão urnas eletrônicas. No dia da eleição, a GCM estará presente em escolas que serão locais de votação, das 7h às 19h.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

fundo-social-realiza-palestra-sobre-prevencao-ao-cancer-de-mama

Prefeitura de Guarujá

Fundo Social realiza palestra sobre prevenção ao câncer de mama

Participaram do evento alunos das oficinas do FSS O mês de outubro é marcado pelas campanhas de prevenção e de diagnóstico precoce do câncer de mama. Como forma de conscientização, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá realizou na última quinta-feira (20), uma palestra sobre o tema. Participaram da ação os alunos das oficinas do FSS. A palestra foi ministrada pela enfermeira da Usafa Vila Áurea, Flávia Carvalho Nascimento. Durante a explicação, ela falou da importância do autoexame e demonstrou exercícios práticos. “O […]

today24 de outubro de 2022 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%