G1 Mundo

Chanceler britânico aprende a fazer feijoada com tia Zélia, cozinheira do DF preferida de Lula

today26 de maio de 2023 8

Fundo
share close

“Levei o nosso chanceler James Cleverly para experimentar um dos maiores símbolos da culinária brasileira: a feijoada. Ele tirou o terno, vestiu o avental e aprendeu a preparar essa iguaria com a lendária Tia Zélia, dona de um dos restaurantes mais animados de Brasília”, disse a embaixadora.

No vídeo publicado no perfil oficial de Stephanie Al-Qaq no Instagram, nesta quinta-feira (25), o chanceler aparece conversando com tia Zélia e recebendo instruções para a confecção do prato típico do Brasil. A embaixadora também aparece nas imagens (assista acima).

O restaurante simples, com comida caseira, atrai moradores de todas as partes da capital federal e do Brasil. Natural de Buritirama, na Bahia, tia Zélia veio para Brasília ainda jovem, aos 18 anos.



Mesmo nova, já tinha três filhos e dois fizeram a viagem com ela, de pau de arara. Na capital, ela foi diarista, trabalhou em empresa de festas, mas se encontrou mesmo no que, segundo os clientes, veio ao mundo para fazer: cozinhar.

O restaurante veio aos poucos. Primeiro, fazia marmitas para os colegas do marido. Logo a notícia da comida boa se espalhou e, um dia, um grupo que trabalhava no Senado Federal bateu na porta dela.

Atualmente, o estabelecimento é ponto de encontro de políticos, militantes, e amantes da cozinha afetiva de tia Zélia.

Tia Zélia e Lula em um dos diversos encontros entre os dois. — Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Tia Zélia conheceu Lula em 2008. Ela havia sido escolhida para cozinhar em um evento no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Lula, então presidente do país, estava lá. Provou a comida e se encantou.

No mesmo dia, disse que mandaria um assessor buscá-la para levá-la ao gabinete dele. A promessa foi cumprida e tia Zélia teve a oportunidade de contar toda a história da sua vida ao presidente.

Durante a conversa, Luiz Inácio também perguntou se a cozinheira sabia como preparar rabada. Após uma resposta positiva, encomendou o prato e, desde então, passou a ser cliente assíduo.

Leia mais notícias da região no g1 DF.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video:-um-dos-vulcoes-mais-monitorados-do-mundo-expele-cinzas-no-mexico

G1 Mundo

Vídeo: um dos vulcões mais monitorados do mundo expele cinzas no México

Espera-se que, nos próximos dias, o vulcão continue expelindo cinzas, fragmentos incandescentes e causando tremores, informou o comitê científico que acompanha o Popocatepetl. Imagens de drone mostram a cratera de vulcão no México expelindo fumaça Um vídeo gravado com o auxílio de um drone mostra a atividade do vulcão Popocatepetl, do México, um dos vulcões monitorados mais de perto do mundo. As imagens foram gravadas nesta sexta-feira (26), e mostram […]

today26 de maio de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%