G1 Mundo

Chanceleres de Mercosul e UE se reúnem nesta segunda na Bélgica para tratar de acordo comercial

today17 de julho de 2023 5

Fundo
share close

Encontro não estava previsto, mas presença em Bruxelas de chefes de Estado de países que integram blocos destravou reunião. Brasil aguarda aval de vizinhos para enviar contraproposta a europeus.


Lula se encontra com president da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na Bélgica em 17 de julho de 2023 — Foto: Yves Herman/Reuters



Chanceleres de países do Mercosul e da União Europeia vão se reunir nesta segunda-feira (17) em Bruxelas, na Bélgica. No encontro, os representantes diplomáticos devem retomar as conversas para a finalização do acordo comercial entre os blocos, negociado desde 1999.

O encontro de diplomatas, que ocorrerá à noite, não estava previsto inicialmente. Os países dos dois blocos não tinham a intenção de tratar do acordo Mercosul-União Europeia neste momento, mas, segundo fontes do Itamaraty, a presença de chefes de Estado, como o presidente Lula, em Bruxelas, destravou a reunião.

Essas compras são aquelas realizadas pelo poder público para a aquisição de bens, serviços e obras por meio de licitação. O governo brasileiro já finalizou os debates sobre a contraproposta a ser enviada à União Europeia na negociação do acordo comercial.

O documento, agora, está com os países sócios do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai), que vão avaliar se dão “sinal verde” para a resposta.

Depois da sinalização de todos os países do Mercosul, a contraproposta da negociação deve ser enviada para os europeus.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

russia-cumpre-ameaca-e-suspende-o-acordo-que-permitia-a-exportacao-de-graos-ucranianos-a-paises-pobres

G1 Mundo

Rússia cumpre ameaça e suspende o acordo que permitia a exportação de grãos ucranianos a países pobres

A Rússia enfim concretizou a ameaça de suspender o acordo que permitiu à Ucrânia, arrasada pela guerra, exportar, no último ano, 32 milhões de toneladas de grãos por meio de um corredor humanitário no Mar Negro. Mediado pela ONU e pela Turquia, o pacto expiraria nesta segunda-feira (17), quando o Kremlin anunciou que interromperá a sua participação, desferindo um duro golpe em agricultores ucranianos e também em países que lutam […]

today17 de julho de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%