G1 Mundo

Chances de conflito dos EUA com China são ‘muito altas’, diz deputado republicano

today29 de janeiro de 2023 10

Fundo
share close

Em um memorando datado de 1º de fevereiro, mas divulgado na sexta-feira, o general Mike Minihan, que chefia o Comando de Mobilidade Aérea dos EUA, escreveu à liderança de seus cerca de 110.000 membros dizendo: “Meu instinto me diz que lutaremos em 2025.”

Espero que ele esteja errado… mas acho que ele está certo”, disse Mike McCaul, o novo presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos EUA, à Fox News neste domingo.

As opiniões do general não representam as do Pentágono, mas mostram preocupação nos mais altos escalões militares dos EUA sobre uma possível tentativa da China de exercer controle sobre Taiwan, ilha que a China considera como parte de seu território e um dos maiores polos de produção de chips do mundo.



Tanto EUA quanto Taiwan realizarão eleições presidenciais em 2024, potencialmente criando uma oportunidade para a China realizar uma ação militar, escreveu Minihan.

McCaul disse que se a China falhar em assumir o controle de Taiwan sem violência, então “eles vão considerar uma invasão militar em minha opinião. Temos que estar preparados para isso”.

Ele acusou o governo democrata do presidente Joe Biden de projetar fraqueza, após a retirada de tropas norte-americanas do Afeganistão, o que poderia tornar a guerra com a China mais provável.

“As chances são muito altas de que possamos ver um conflito com a China, Taiwan e o Indo-Pacífico”, disse McCaul.

Chanceler da China discursa na ONU e faz ameaças a interferências externas em Taiwan

Chanceler da China discursa na ONU e faz ameaças a interferências externas em Taiwan

O deputado Adam Smith, o principal democrata no Comitê de Serviços Armados da Câmara, disse discordar da avaliação do General Minihan.

Smith disse à Fox News que a guerra com a Chinanão só é evitável, como é altamente improvável. Temos uma situação muito perigosa na China. Mas acho que os generais precisam ser muito cautelosos ao dizer que vamos para a guerra.”

Smith disse que os Estados Unidos precisam estar em posição de dissuadir a China de uma ação militar contra Taiwan, “mas estou plenamente confiante de que podemos evitar esse conflito se adotarmos a abordagem correta“.

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse no início deste mês que duvidava seriamente que o aumento das atividades militares chinesas perto do Estreito de Taiwan fosse um sinal de uma invasão iminente da ilha por Pequim.

No sábado, um funcionário do Pentágono disse que os comentários do general Minihan “não representavam a visão do departamento sobre a China“.

Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen (centro), fala durante coletiva de imprensa ao lado de sua equipe de governo sobre aumento no serviço militar obrigatório — Foto: Sam Yeh / AFP




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

escocia-suspende-transferencia-de-pessoas-trans-violentas-a-prisoes-femininas

G1 Mundo

Escócia suspende transferência de pessoas trans violentas a prisões femininas

O governo escocês anunciou, neste domingo (29), que vai suspender a transferência para presídios femininos de qualquer preso transgênero com antecedentes de violência contra as mulheres, inclusive violência sexual, e determinou uma revisão "urgente" das práticas atuais. A decisão foi tomada depois de dois casos que provocaram fortes reações no país. Ela foi inicialmente reclusa em um presídio feminino, à espera de uma decisão sobre sua condenação e finalmente foi […]

today29 de janeiro de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%