G1 Mundo

Chefe de gabinete de Zelensky liga para Amorim, assessor especial de Lula

today14 de junho de 2023 6

Fundo
share close

O chefe de gabinete do presidente Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, ligou nesta terça-feira (13) para Celso Amorim, assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assuntos internacionais.

A conversa ocorre depois de alguns desencontros entre a diplomacia brasileira e a ucraniana. Em maio, Lula e Zelensky estavam em Hiroshima, no Japão, como convidados do G7, grupos dos sete países mais industrializados do mundo.

Mas os dois não se encontraram. Lula disse que o governo brasileiro ofereceu horários na agenda para Zelensky, que não compareceu.



Lula também havia dito, em abril, que a Ucrânia tinha parcela de responsabilidade na guerra. A Ucrância foi invadida pela Rússia em fevereiro de 2022, e desde então russos e ucranianos travam conflito armado, que se tornou o principal problema geopolítico do mundo.

O presidente Lula tenta liderar uma iniciativa para compor um grupo de países neutros que possam intermediar negociações de paz entre Rússia e Ucrânia.

De acordo com a assessoria de Amorim, a conversa com o chefe de gabinete de Zelensky, Andrii Iermak, foi positiva.

Informou também que Iermak reforçou o interesse em organizar uma cúpula pela paz, com a participação do Brasil.

Lula afirma que Zelensky atrasou e presidentes não conseguiram se encontrar

Lula afirma que Zelensky atrasou e presidentes não conseguiram se encontrar




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

como-foram-responsabilizados-casos-semelhantes-ao-da-boate-kiss-pelo-mundo?

G1 Mundo

Como foram responsabilizados casos semelhantes ao da boate Kiss pelo mundo?

Nesta terça-feira (13/06), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) deve julgar um recurso que pretende restabelecer a condenação dos acusados pelo incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, que deixou 242 mortos. Os envolvidos em tragédias recentes semelhantes foram responsabilizados de distintas formas. Alguns casos contaram com punições mais abrangentes, outros tiverem julgamentos menos rigorosos, e há ainda os que responsabilizaram com maior severidade o setor público e suscitaram grandes […]

today14 de junho de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%