G1 Mundo

Chefe do Grupo Wagner posta primeiro vídeo desde motim e indica estar na África

today22 de agosto de 2023 96

Fundo
share close

O chefe do grupo mercenário russo Wagner, Yevgeny Prigozhin, postou nesta segunda-feira seu primeiro discurso em vídeo desde que liderou, em junho, um breve motim no país.

No vídeo, possivelmente gravado na África, ele aparece em canais do aplicativo Telegram ligados ao grupo, em pé em uma área desértica e com um rifle em suas mãos. Mais atrás, há outros homens armados em uma picape.

As agências de notícias não conseguiram estabelecer a localização exata ou confirmar a data da gravação, mas os comentários de Prigozhin e alguns posts de canais pró-Wagner sugeriram que ela foi filmada na África.



“A temperatura é de mais de 50, do jeito que a gente gosta. O Grupo Wagner torna a Rússia maior ainda em todos os continentes, e a África, mais livre. Justiça e liberdade. Pelo povo africano, estamos tornando a vida um pesadelo para o Estado Islâmico, a Al-Qaeda e outros bandidos”, disse Prigozhin.

Ele afirmou que o grupo está recrutando pessoas e “vai cumprir as tarefas para as quais fomos designados”. O vídeo contém um número de telefone para aqueles que pretendem se alistar.

Os futuros do Grupo Wagner e de seu líder são incertos, depois de ele ter liderado um breve motim contra as defesas russas no fim de junho. Moscou afirmou que parte dos combatentes mercenários — que disputaram algumas das mais sangrentas batalhas da Guerra da Ucrânia — vão se transferir para Belarus.

Desde a rebelião, alguns dos combatentes do grupo se mudaram para Belarus e passaram a treinar com o Exército local. Em comentários publicados no fim de julho, Prigozhin havia afirmado que o Grupo Wagner estava pronto para aumentar ainda mais sua presença na África.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

um-ano-depois,-mortes-de-70-criancas-por-xarope-indiano-para-tosse-ainda-causa-revolta-em-gambia

G1 Mundo

Um ano depois, mortes de 70 crianças por xarope indiano para tosse ainda causa revolta em Gâmbia

Sajnia, que trabalha como taxista em Gâmbia, diz que Lamin, de três anos, começaria a frequentar a creche em algumas semanas, quando teve uma febre. Um médico de uma clínica local prescreveu remédios, incluindo um xarope para tosse, mas a criança febril se recusava a tomá-los. "Eu forcei Lamin a beber o xarope", lembra Sajnia, sentado em sua casa em Banjul, capital de Gâmbia. A situação de Lamin piorou nos […]

today22 de agosto de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%