G1 Mundo

China envia navios e aeronaves aos arredores de Taiwan pelo segundo dia consecutivo

today9 de abril de 2023 4

Fundo
share close

Este é o segundo dia consecutivo que Pequim cerca Taiwan. O governo taiwanês afirma que os exercícios militares são uma resposta à viagem recente da presidente da ilha ,Tsai Ing-wen, aos Estados Unidos, que irritou o governo chinês.

A China considera Taiwan parte de seu território, mas o governo local defende a autonomia da ilha.

Segundo o Ministério da Defesa de Taiwan, três navios de guerra navegaram em águas próximas a esta ilha de governo autônomo, ao mesmo tempo que um avião de combate e um helicóptero antissubmarinos entraram na zona de identificação de defesa aérea.



Na quinta-feira (6), Taiwan detectou três navios e um helicóptero perto de seu território.

Além disso, na quarta-feira (5), o porta-aviões chinês Shandong passou pelo sudeste da ilha, horas antes do encontro entre a presidente taiwanesa e o presidente da Câmara americana, Kevin McCarthy, em Los Angeles.

Tsai Ing-wen voltou nesta sexta a Taiwan, depois de visitar também Guatemala e Belize, dois dos 13 países que mantêm relações com Taipé.

“Mostramos à comunidade internacional que Taiwan está mais unido no momento de enfrentar a pressão e as ameaças”, declarou Tsai à imprensa. “Não vamos parar de interagir com o mundo, apesar dos obstáculos”, insistiu.

Pequim fez um alerta contra o encontro de Tsai com McCarthy, o segundo nome na linha de sucessão presidencial americana, e na quinta-feira anunciou que adotaria “medidas firmes e eficazes para salvaguardar a soberania nacional e a integridade territorial”.

A China considera esta ilha de governo autônomo e democrático parte de seu território e afirma que pretende recuperar seu controle, inclusive pela força se considerar necessário.

Taiwan exibe drones de guerra para se defender da China

Taiwan exibe drones de guerra para se defender da China

O gigante asiático insistiu nesta sexta-feira que a ilha continua sendo uma “parte inseparável da China“.

“O futuro de Taiwan depende da reunificação com a pátria mãe”, disse a porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning.

Nos últimos anos, Pequim tentou isolar a ilha do cenário internacional e expressa grande irritação quando as autoridades taiwanesas mantêm contatos com representantes de outros países.

Em agosto do ano passado, a visita a Taipé de Nancy Pelosi, antecessora de McCarthy como presidente da Câmara, resultou em manobras militares sem precedentes do exército chinês ao redor da ilha.

Em Pingtan, a ilha chinesa mais próxima de Taiwan, jornalistas da AFP observaram nesta sexta-feira a presença de um navio militar e de três helicópteros no Estreito.

A China também impôs sanções contra a embaixadora de fato de Taipé nos Estados Unidos, Hsiao Bi-khim, um instituto conservador americano e a biblioteca presidencial Ronald Reagan, que recebeu o encontro entre Tsai e McCarthy.

Taiwan criticou as sanções e acusou Pequim de tentar “eliminar ainda mais o espaço internacional de nosso país”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

russia-anuncia-fim-do-embargo-a-carne-bovina-brasileira,-diz-itamaraty

G1 Mundo

Rússia anuncia fim do embargo à carne bovina brasileira, diz Itamaraty

O embargo havia sido anunciado pelo país no mês passado, após a confirmação de um caso atípico de "vaca louca" em uma pequena propriedade no município de Marabá, no Pará, no dia 22 de fevereiro. Vale destacar que a restrição se deu apenas à produção paraense, e outros estados brasileiros puderam seguir exportando sua produção à Rússia. O caso paraense foi considerado atípico, isto é, sem risco de disseminação ou […]

today9 de abril de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%