Tocando:

Rádio 97Web

China tem crescimento recorde no 1º trimestre

Escrito por em 16 de abril de 2021

Nesta sexta-feira (16) a China anunciou um aumento de 18,3% na economia do primeiro trimestre de 2021 em relação ao ano passado, um crescimento recorde para o país.

Dados da Reuters mostraram que esse foi o maior crescimento do PIB desde 1992, o primeiro trimestre de 2020 havia caído em 6,8%, a sua maior taxa foi no quarto trimestre de 2020 em 6,5%.

A China foi um dos poucos países que em 2020, durante a pandemia, registrou um crescimento econômico, com alta de 2,3% no PIB.

Segundo as previsões dos economistas, a economia chinesa pode crescer ainda mais este ano em pelo menos 6%, o país já segue recuperado dos impactos da covid-19.

A China ocupa o segundo lugar na maior economia do mundo, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a previsão de crescimento do seu PIB é de 8,4%.

O economista sênior da Capital Economics, Julian Evans-Pritchard, disse que: “A conclusão é que, com a economia já acima de sua tendência pré-vírus e o suporte sendo retirado, a recuperação da China pós-Covid está se nivelando”.

Os investidores comemoraram bastante nesta sexta-feira depois que as ações da China fecharam em alta por causa do forte crescimento do PIB.

Liu Aihua, porta-voz do Escritório Nacional de Estatísticas, disse que o bom resultado só foi possível por causa da comparação com o mesmo período de 2020, quando a economia chinesa parou pelo vírus.

Recentemente o analista Qu Hongbin, do  banco HSBC, salientou que a recuperação do país continua desigual, pois muitas famílias estão deixando de consumir por causa do desemprego.




Opinião dos visitantes

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *