G1 Mundo

Chris Hipkins irá substituir Jacinda Ardern no governo da Nova Zelândia, anuncia partido

today22 de janeiro de 2023 13

Fundo
share close

Ministro do Interior, que já ocupou as pastas da Educação e dos Serviços Públicos, tem 44 anos e o foi responsável pela gestão da pandemia de Covid-19 no país. Ele deve ser oficializado como novo premiê no domingo (22).


Chris Hipkins fala com jornalistas após ser confirmado pelo Partido Trabalhista como a única indicação para substituir Jacinda Ardern — Foto: REUTERS/Lucy Craymer



Chris Hipkins, ministro do Interior e responsável pela gestão da pandemia de Covid-19 na Nova Zelândia, foi nomeado pelo Partido Trabalhista para substituir Jacinda Ardern e ocupar o cargo de primeiro-ministro do país. O anuncio foi feito pelo partido nesta sexta-feira (20).

Hipkins, 44, comprometeu-se a “fazer as coisas”, em sua primeira declaração após a nomeação. Ele ainda deve ser oficializado no domingo (22) pela direção do partido, de centro-esquerda.

“Gosto de pensar que sou bastante determinado e que posso fazer as coisas”, declarou Hopkins em frente à sede legislativa, em Wellington.

Ele foi questionado se acreditava que seu partido poderia vencer a votação de 14 de outubro, apesar de estar atrás nas pesquisas e de enfrentar críticas sobre os preços altos, a pobreza e a criminalidade. “Sim”, respondeu.

Hipkins atuava como Ministro do Interior desde junho passado, e já havia ocupado as pastas de Educação e Serviços Públicos. Sua gestão da pandemia recebeu elogios, em um país onde as fronteiras foram fechadas em 2020 e reabertas apenas em agosto passado.

Após a sua chegada ao Ministério do Interior, Hipkins reconheceu que a população estava cansada das restrições sanitárias e do fechamento das fronteiras.

Primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anuncia que vai deixar o cargo

Primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anuncia que vai deixar o cargo

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

imagens-de-drone-mostram-destruicao-em-predio-historico-incendiado-em-protesto-no-peru

G1 Mundo

Imagens de drone mostram destruição em prédio histórico incendiado em protesto no Peru

Edifício fica na Praça San Martin, em Lima, e estava vazio quando foi atingido pelas chamas. Imagens de drone mostram destruição em prédio histórico incendiado em protesto no Peru Na sexta-feira (20), as autoridades do Peru divulgaram imagens feitas por drones de um edifício histórico que pegou fogo durante os protestos na capital do país, Lima, no dia anterior. O prédio, na Praça San Martin, estava vazio quando foi atingido […]

today22 de janeiro de 2023 21

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%