G1 Santos

‘Chuva de sementes’ é lançada em parque no litoral de SP para repovoamento de animais e aves

today22 de julho de 2023 5

Fundo
share close

O Parque Estadual da Restinga de Bertioga, no litoral de São Paulo, ganhou seis toneladas de sementes de palmeira juçara para contribuir com o repovoamento de animais e aves da região. O lançamento foi feito de um helicóptero, como uma ‘chuva de sementes’ por 120 hectares [10 mil metros quadrados].

A iniciativa foi realizada pela Fundação Florestal, órgão do Governo de São Paulo, na última sexta-feira (21). De acordo com o órgão, aproximadamente 30 pessoas participaram da operação entre coordenação, gestores, funcionários e colaboradores.

As sementes foram adquiridas de agricultores de unidades de conservação de uso sustentável e zona de proteção integral. As novas palmeiras deverão oferecer sustento por meio do cultivo e da venda da polpa de semente para o reflorestamento.



Segundo a fundação, a palmeira e seu fruto servem de alimento para mais de 68 espécies, entre aves e mamíferos. Os tucanos, jacutingas, jacus, sabiás e arapongas são os principais responsáveis pela dispersão das sementes, enquanto cotias, antas, catetos e esquilos, se beneficiam das sementes e frutos.

Além disso, o programa pretende modificar a cultura extrativista da palmeira juçara ao desestimular o corte da árvore para a extração do palmito, oferecendo a opção de obter seu sustento por meio do cultivo e da venda da polpa de semente para o reflorestamento.

‘Chuva de sementes’ é lançada em parque no litoral de SP para repovoamento de animais e aves — Foto: Fundação Florestal

O Parque Estadual Restinga de Bertioga fica integralmente no município de Bertioga e tem como objetivo a proteção da biodiversidade, dos recursos hídricos e do corredor biológico entre os ambientes marinho. Ele abriga áreas de manguezal e mais de 53 espécies de bromélias, o que compreende cerca de 1/3 das espécies no estado, além de 44 espécies ameaçadas de extinção.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, o local apresenta grande diversidade de espécies da fauna, entre elas, espécies ameaçadas de extinção, como aves, répteis, anfíbios e mamíferos.

O Parque Estadual Restinga de Bertioga fica integralmente no município de Bertioga, no litoral de SP — Foto: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

Vídeos: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

baixada-em-pauta-#140:-pesquisadora-santista-desenvolve-vacina-contra-a-malaria-e-fala-sobre-a-fuga-de-cientistas-do-brasil

G1 Santos

Baixada em Pauta #140: Pesquisadora santista desenvolve vacina contra a malária e fala sobre a fuga de cientistas do Brasil

Uma mulher, santista e cientista é responsável pelo desenvolvimento da pesquisa de uma vacina contra a malária, que, no Brasil, é uma doença endêmica [mais frequente] na região amazônica. Stefanie Lopes, vice-presidente de Pesquisa e Inovação da Friocruz Amazônia, falou sobre os avanços do imunizante, que está em fase de testes pré-clínicos -- etapa anterior à aplicação em humanos. A pesquisa pelo imunizante contra o parasita vivax, que é o […]

today22 de julho de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%