G1 Santos

Ciclone causa 160 rompimentos de fios de energia em cidade do litoral de SP

today14 de julho de 2023 3

share close

Durante a passagem do ciclone, um curto-circuito atingiu o centro da cidade, causando apagão em casas e comércios (veja o vídeo acima). De acordo com a Neoenergia Elektro, empresa responsável pelo fornecimento de energia, foi necessário substituir postes, trocar fios e componentes elétricos. A empresa reforçou o número de equipes técnicas para o restabelecimento da energia nos locais atingidos.

A Secretaria de Segurança e Mobilidade de Bertioga explicou que as equipes da administração e os agentes estão nos serviços de sinalização, fiscalização e recuperação dos locais prejudicados pela ventania. A Defesa Civil está dando prioridade para a remoção de 60 árvores que atingiram residências. A Secretaria de Serviços Urbanos também atua na remoção de árvores e desobstrução de vias.

Registro de queda de árvore em Bertioga, no litoral de SP e em Cubatão (SP) — Foto: Reprodução



Em Cubatão, a prefeitura publicou na quinta-feira um decreto informando sobre estado de alerta na cidade em razão da situação de emergência por conta dos fortes ventos que atingiram o município.

Ao todo, foram contabilizadas 40 quedas de árvores, em diversos bairros de Cubatão. Três casas foram atingidas por árvores e quatro veículos foram danificados. Ninguém ficou ferido. Ainda segundo a administração, houve queda de parte do toldo do Departamento de Vigilância à Saúde e telhas quebradas no Almoxarifado Central.

O Parque Anilinas foi fechado após a queda de quatro árvores. O vidro de uma das janelas do Centro Multimídia estilhaçou e foi desligada a energia do local. O parque foi reaberto nesta sexta-feira. Nove unidades escolares sofreram avaria, principalmente, no telhado.

A Secretaria Municipal de Saúde disse que o Hospital Municipal de Cubatão suspendeu a agenda de consultas ambulatoriais e novas datas serão agendadas. Nesta sexta-feira (14), estão funcionando apenas as unidades de Urgência e Emergência. Não houve vítimas na cidade.

Ventos fortes causados por ciclone causam a queda de árvore na Rua Julio Conceição, em Santos — Foto: Alex Ferreira

Em Santos, a Defesa Civil de Santos informou que os morros seguem em estado de observação. A Coordenadoria de Paisagismo (Coipaisa) removeu galhos e árvores derrubadas em decorrência dos ventos. A intensidade máxima de rajadas de vento registrada pelo órgão foi de 88,75 Km/h, às 3h30, de quinta-feira. A Defesa Civil registrou 10 quedas de árvores na cidade. Não houve vítimas.

Em Itanhaém, a Defesa Civil está monitorando a situação e no município. Na cidade, foi registrado óbito de uma mulher de 80 anos, em decorrência de uma descarga elétrica ocorrida após a queda de galho de árvore que danificou a fiação elétrica.

A Defesa Civil de Mongaguá disse que registrou 24 ocorrências de queda de árvores e seis ocorrências envolvendo repartições públicas. Além disso, o Poço das Antas e a Escadaria da Padroeira tiveram o funcionamento interrompido na tarde da quinta-feira e continuam sem funcionar nesta sexta-feira. Na cidade, foram registradas rajadas de vento de até 85 km/h.

A Prefeitura de Praia Grande informou que enviou equipes para realizar vistorias na cidade. Não houve vítimas e nem casos de pessoas que ficaram desabrigadas ou desalojadas. Nenhum serviço público sofreu interrupção em seu atendimento devido aos ventos.

O g1 também entrou em contato com as prefeitura de Peruíbe, São Vicente e Guarujá, mas não obteve retorno a última atualização dessa reportagem.

Fachada do mercadão Mais, em Mongaguá, despenca por causa dos fortes ventos — Foto: Valter Silva

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

G1 Santos

Incêndio destrói moradias de comunidade em São Vicente, SP; VÍDEO

Duas moradias foram atingidas pelo fogo no Dique das Caixetas, nesta sexta-feira (14). Fundo Social arrecada doações para famílias afetadas. Incêndio destrói moradias de comunidade em São Vicente, SP Um incêndio atingiu duas moradias de madeira da comunidade Dique das Caixetas, na manhã desta sexta-feira (13), no bairro Jóquei Clube, em São Vicente, no litoral de São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo foi rapidamente controlado. Segundo a corporação, por volta das 10h30, oito viaturas foram […]

today14 de julho de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%