G1 Santos

Ciclone provoca destruição, causa apagão e paralisa travessia de balsas no litoral de SP; VÍDEO

today13 de julho de 2023 2

share close

As rajadas de vento, provocadas por um ciclone extratropical, causaram estragos em vários pontos da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, nesta quinta-feira (13). Em Bertioga, um curto-circuito atingiu o centro da cidade, causando apagão em casas e comércios. A travessia de balsas entre Santos e Guarujá e o canal de navegação do Porto de Santos foram paralisados.

A Defesa Civil de Guarujá informou que os ventos alcançaram 83.8 km/h, às 03h25. Três quedas de árvores foram registradas no bairro Jardim Las Palmas e em Vicente de Carvalho. A ventania afetou a estrutura da quermesse no bairro Perequê. Algumas tendas que estavam montadas na orla da praia foram destruídas e até mesmo um banheiro químico foi avariado.

A Capitania dos Portos informou que em virtude das condições meteorológicas, com ventos acima de 40 nós e altura de onda de 0,80m, o Porto de Santos foi fechado na condição de impraticabilidade às 9h05.



A travessia de balsas Santos-Guarujá ficou paralisada das 3h20 às 4h20. Por volta das 6h, o transporte voltou a operar normalmente. Na travessia entre Guarujá e Bertioga, os serviços foram interrompidos também por causa da ventania e da força da maré. Por volta das 8h20, também foi paralisada a travessia de lanchas entre Santos e Vicente de Carvalho.

Ventos fortes causados por ciclone causam a queda de árvore na Rua Julio Conceição, em Santos — Foto: Alex Ferreira

Em Santos, uma árvore caiu na esquina entre as ruas Júlio Conceição e Leonardo Roitman. A Autoridade Portuária de Santos (APS) registrou uma queda de energia pontual e uma parte do alambrado da ciclovia perto da estátua do trabalhador que caiu.

A fachada do mercado Mais, localizado na avenida Monteiro Lobato, em Mongaguá, despencou por causa dos fortes ventos (veja abaixo).

Fachada do mercadão Mais, em Mongaguá, despenca por causa dos fortes ventos — Foto: Valter Silva

Já em Praia Grande, os moradores registraram a chegada dos ventos no bairro Maracanã, próximo a Avenida Castelo Branco.

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos) e da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), informou que não foi acionada para nenhuma ocorrência com relação à ventania.

Moradores registram forte ventania em Praia Grande, SP — Foto: g1 Santos

Parte do telhado de um mercado em Mongaguá (SP) caiu durante a ventania. — Foto: Arquivo Pessoal/Valter Silva

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

em-meio-a-um-avivamento,-homem-que-nao-podia-andar-foi-curado-instantaneamente

Gospel Prime

Em meio a um avivamento, homem que não podia andar foi curado instantaneamente

Um homem que não conseguia andar sem apoio foi instantaneamente curado. Isso aconteceu durante a recente Tenda de Avivamento no Reino Unido. Agora, ele está testemunhando o que Deus fez em sua vida. De acordo com God TV, esse homem estava lutando para ficar em pé sem apoio, as pessoas tinham que ajudá-lo a se locomover. Parecia que ele estava resistindo, mas então Deus começou a curar sua perna. “Então, […]

today13 de julho de 2023

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%