G1 Mundo

Cidade mais antiga dos EUA fica em Porto Rico e tem histórico de conflitos; entenda

today21 de julho de 2024 2

Fundo
share close

O arquipélago enfrente um conflito entre o seu passado, o presente e a forma como é percebido atualmente. Um exemplo é a capital, San Juan, fundada em 1521. Essa é a cidade mais antiga dos Estados Unidos – não fica em um estado americano, mas em um território. Muitas pessoas até acreditam que é um país e, de fato, poderia ser. Saiba mais abaixo.

Cidade mais antiga dos EUA fica em Porto Rico e tem histórico de conflitos — Foto: Reprodução/TV Globo



A história da colonização

Cidade mais antiga dos EUA fica em Porto Rico e tem histórico de conflitos — Foto: Reprodução/TV Globo

O povo taíno vivia livremente até a chegada dos espanhóis, que não foram muito amigáveis com os indígenas.

Em 1898, durante a guerra entre Espanha e Estados Unidos, os norte-americanos invadiram Porto Rico e nunca mais foram embora.

Hoje, o arquipélago é um estado livre associado: tem governo local, mas com poderes limitados. Os portoriquenhos têm passaporte americano, mas os que moram no território não podem votar para presidente.

O historiador Iyari Ríos afirma que a pequena participação popular num plebiscito recente foi reveladora sobre o assunto.

“Está claro que não queremos uma relação colonial, mas a população está divida se queremos ser parte dos Estados Unidos, como um estado, se queremos ter um governo autônomo ou sermos um país independente com total soberania”.

Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

bangladesh-decreta-toque-de-recolher-e-mobiliza-militares-por-protestos-que-ja-deixaram-105-mortos

G1 Mundo

Bangladesh decreta toque de recolher e mobiliza militares por protestos que já deixaram 105 mortos

O país enfrenta uma mobilização que começou neste mês, com protestos de estudantes contra um sistema de cotas que reserva mais da metade dos cargos públicos a alguns setores da sociedade, incluindo os filhos dos veteranos da guerra de libertação de 1971 contra o Paquistão. As manifestações resultam de uma mobilização mais ampla, que representa um desafio para o governo autocrático da primeira-ministra Sheikh Hasina, no poder há 15 anos. […]

today21 de julho de 2024 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%