Gospel Prime

Cientistas cristãos vistos como menos inteligentes por colegas, diz pesquisa

today30 de janeiro de 2023 13

Fundo
share close

Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade Ohio descobriu que os indivíduos não religiosos tendem a estereotipar e ter uma visão preconceituosa contra cristãos trabalhando em campos científicos por acreditarem que religião e ciência estão em conflito.

A pesquisa, publicada na revista Public Understanding of Science, analisou dois estudos separados para examinar as percepções de incompatibilidade entre Cristianismo e ciência nos Estados Unidos e como isso influencia o estereótipo de cristãos nos campos científicos por parte de indivíduos não religiosos.

O primeiro estudo, com tamanho de amostra de 365, descobriu que os 214 participantes não religiosos eram mais propensos do que os 151 participantes cristãos a perceberem cristianismo e ciência como incompatíveis. O segundo estudo contou com 799 respondentes – 520 cristãos e 279 participantes não religiosos.

Enquanto os respondentes não religiosos percebiam cristãos como menos inteligentes, os cristãos eram mais propensos a perceberem cristãos como mais inteligentes e científicos do que participantes não religiosos.

Em comentários ao PsyPost, o autor do estudo Cameron Mackey, um candidato a doutorado na Universidade Ohio, destacou que houve “inúmeros debates sobre a ensinagem da evolução nas escolas e se o Design Inteligente tem lugar na sala de aula”.



“Nossa pesquisa demonstra que a percepção de conflito entre religião e ciência pode ter efeitos prejudiciais não apenas na performance e interesse de cristãos em ciência (como mostrado em pesquisas anteriores), mas também nos estereótipos de pessoas não religiosas sobre cristãos”, disse Mackey.

“Ou seja, porque os indivíduos não religiosos são mais propensos a acreditar que cristianismo e ciência não podem trabalhar juntos, eles são mais propensos a estereotipar cristãos como sem interesse ou incompetentes em ciência”, continuou.

Mackey acrescentou que muitos ateu proeminentes como Sam Harris e Steven Prinker se opuseram a Francis Collins, um cristão evangélico que serviu como chefe dos National Institutes of Health até sua aposentadoria no ano passado.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Gospel Prime.

Por: Redacao

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

praca no ‘santa rosa’ passa por revitalizacao

Prefeitura de Guarujá

Praça no ‘Santa Rosa’ passa por revitalização

A praça localizada entre as ruas Felipe Machado, Antônio Miguel dos Santos e Avenida Manoel Albino, no bairro Santa Rosa, será totalmente revitalizada pela Prefeitura. Equipes da Secretaria de Operações Urbanas (Seurb) estão executando a reconstrução da calçada e o canteiro central no entorno do espaço. Reparos e manutenção de logradouros públicos integram cronograma de serviços da Seurb. Recentemente, três praças foram revitalizadas: a Horácio Lafer (Enseada), da Bíblia (Vila Alice) e Pastor Francisco Paiva Figueiredo (Monteiro da Cruz), […]

today30 de janeiro de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%