G1 Santos

Cobra muçurana é encontrada por banhistas em praia no litoral de SP; VÍDEO

today7 de dezembro de 2022 15

Fundo
share close

Uma cobra muçurana (Pseudoboa nigra) foi encontrada por banhistas e resgatada por uma equipe da Guarda Ambiental na faixa de areia da Praia da Enseada, no Canto do Tortuga, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Imagens obtidas pelo g1 mostram o animal na água e o momento em que foi solto na natureza (veja o vídeo acima).

Segundo a prefeitura, a Guarda Ambiental fazia patrulhamento no local e foi acionada por banhistas que passeavam em motos aquáticas, no último domingo (4). O animal estava próximo à área de lazer náutico, em frente a Avenida Miguel Estéfano.

De acordo com a administração municipal, as testemunhas informaram aos guardas que encontraram a serpente perto de um morador em situação de rua, que aparentava estar alcoolizado.



A equipe da Guarda Ambiental capturou o animal e, em seguida, realizou a soltura da cobra em uma área de mata no Morro Sorocotuba, na Estrada de Pernambuco. A orientação da prefeitura em situações como essa é acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) pelos números 3344-1440 ou 153.

Cobra foi avistada por banhistas na faixa de areia de praia em Guarujá, SP — Foto: Guarujá Mil Grau/Reprodução

Ao g1, o biólogo Eric Comin informou que a Pseudoboa nigra é uma serpente da família Colubridae, que é mais conhecida como cobra-preta ou muçurana e não é venenosa

Segundo Comin, a espécie não só encontrada no Brasil, mas também está presenta na Bolívia e Uruguai. Entretanto, o biólogo aponta que é comum em áreas de caatinga e cerrado.

“Esta espécie é dócil e tem como defesa a sua coloração juntamente aos seus hábitos noturnos. Sua fuga é lenta e quando manuseada esconde a cabeça embaixo do corpo”, disse o especialista.

A cobra muçurana é importante na cadeia alimentar, pois controla a quantidade de roedores. “Devido a alguns tipos de aniquilamento, a Pseudoboa nigra está quase ameaçada de extinção”.

Ainda de acordo com o biólogo, as fêmeas da espécie possuem comprimento maior que os machos quando atingem a idade adulta. Os machos, porém, possuem calda maior, pois acomodam o hemipênis [orgãos reprodutores, são mais de um] .

Após captura em praia, cobra foi solta em área de mata pela equipe da Guarda Ambiental de Guarujá, SP — Foto: Guarujá Mil Grau/Reprodução

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mp-pede-a-justica-que-ex-procurador-que-agrediu-a-chefe-permaneca-preso-e-medicado-em-tremembe,-sp

G1 Santos

MP pede à Justiça que ex-procurador que agrediu a chefe permaneça preso e medicado em Tremembé, SP

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) pediu ao juiz da 1ª Vara Judicial da Comarca de Registro, no interior paulista, a manutenção da prisão do ex-procurador Demétrius Oliveira Macedo, de 34 anos, na Penitenciária de Tremembé (SP). O órgão se mostra contra a substituição dele à internação provisória. Um documento assinado pelo promotor Ronaldo Pereira Muniz, na última terça-feira (6), com base no depoimento do psiquiatra da […]

today7 de dezembro de 2022 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%