Prefeitura de Guarujá

Com deficiência visual, aluna do Caec vence Paulista de Kobudo e Parakatê

today11 de maio de 2023 17

Fundo
share close

Givanilda tem 33 anos e ficou com o 1° lugar na competição faturando nas categorias para cegos e baixa visão

Aluna do Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (Caec) Vereador André Luiz Gonzalez, no bairro Morrinhos, Givanilda de Souza Lima, 33 anos, perdeu a visão do olho esquerdo ainda criança. Mas, isso não foi impedimento para que ela faturasse a primeira colocação no 2° Campeonato Paulista de Kobudo e Parakatê, que aconteceu no último dia 6, na Universidade Bandeirantes, em São Paulo.

A paratleta levou a melhor nas categorias para cegos e baixa visão. Essa vitória teve um gosto ainda mais especial já que, em 2022, ela já havia obtido o vice-campeonato no mesmo torneio, pela categoria parakobudo. Moradora do bairro Vila Nova, a lutadora vive em Guarujá há 13 anos, tem dois filhos e é natural do Piauí.

Givanilda perdeu a visão do olho esquerdo, enquanto comia frutas e brincava com outras crianças. Foi quando por um momento de distração, uma faca acabou lhe atingindo. Ela não se recorda direito, mas à época, devia ter entre 4 e 6 anos. Por não terem condições financeiras, seus pais não a levaram ao médico de imediato e após dormir com muita dor, acordou no dia seguinte sem enxergar, porém a situação já era irreversível.

“Não esperava vencer, quanto mais duas medalhas no mesmo dia. Incrível, representa uma grande vitória na minha vida. Foi difícil cada treino, mas valeu à pena”, contou ela agradecendo aos senseis, Alexandre Quintério e Cristiane Quintério, técnicos da seleção guarujaense de karatê.



Inicialmente Givanilda só acompanhava os filhos nos treinos, mas depois acabou se envolvendo com a modalidade passando a praticá-la. Não estava nos seus planos competir e muito menos se tornar uma campeã. Foi quando a sua dedicação falou mais alto. Além de karatê e kobudo, ela também faz aulas de natação no Caec André Luiz.

“Apesar da deficiência, ela não tem nenhuma dificuldade em treinar. Como professores ficamos muito orgulhosos dela, que é bastante dedicada. Essa conquista nos mostra que todos somos capazes que conseguir realizar nossos sonhos”, destacou o sensei Alexandre.

Equipe

Givanilda participou do campeonato com mais 10 atletas da Cidade, sendo uma delas sua filha. O grupo dos senseis Alexandre e Cristiane participou do Paulista, com cerca de 300 atletas de todo o Estado de São Paulo.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Evelyn

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

apos-24-mortes,-egito-tenta-mediar-fim-de-ataques-entre-israel-e-faixa-de-gaza

G1 Mundo

Após 24 mortes, Egito tenta mediar fim de ataques entre Israel e Faixa de Gaza

Após os ataques, uma estação de TV estatal do Egito anunciou que o país, um mediador frequente entre os lados, havia negociado um cessar-fogo. A trégua, no entanto, pareceu distante da realidade, pois nenhum nem israelenses e nem palestinos pareceram recuar nas últimas horas da quarta-feira. Em um discurso no horário nobre da TV, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que Israel desferiu um duro golpe nos militantes. Mas ele […]

today11 de maio de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%