G1 Mundo

Com segurança reforçada, representantes do mundo todo desembarcam no Brasil para posse de Lula

today1 de janeiro de 2023 27

Fundo
share close

Ao todo 65 delegações internacionais confirmaram presença na posse. Pelo menos 30 chefes de Estado e de governo assistirão o evento, o que “demonstra a importância que esses países estão dando para a posse do presidente Lula e a volta do Brasil ao cenário internacional como um parceiro relevante”, celebrou o embaixador Fernando Igreja, responsável pelo cerimonial da posse.

Entre os chefes de Estado confirmados estão os presidentes da Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiné Bissau, Honduras, Paraguai, Peru, Portugal, Suriname, Timor Leste, Togo e Uruguai. Os vice-presidentes da China, de Cuba, de El Salvador e do Panamá também estarão presentes, além do rei da Espanha. Os premiês do Mali e Marrocos fazem parte da lista dos chefes de governo.

Chanceleres de 11 países confirmaram a presença. União Europeia, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Organização das Nações Unidas serão representados por enviados especiais.



A França envia seu ministro encarregado do Comércio, Olivier Becht. Diante das tensões registradas nos últimos dias, o ministério Relações Exteriores do país alertou os franceses que vivem no território brasileiro.

“É aconselhável seguir as recomendações gerais aplicáveis ​​no Brasil e, em particular, ficar longe de qualquer aglomeração ou manifestação”, informou à RFI o serviço de comunicação da diplomacia francesa.    

Cerca de 300 mil pessoas são esperadas em Brasília para acompanhar os atos institucionais e assistir a um megashow batizado de “Lulapalooza” nas redes sociais. Haverá uma operação de segurança inédita envolvendo todos os eventos, com as principais avenidas do entorno do Congresso e do Planalto fechadas.

Brasília irá mobilizar “100%” de sua polícia na posse de Lula, o que pode envolver até 8 mil agentes, segundo autoridades. Só a Polícia Federal empregará mais de mil funcionários nos trabalhos de “inteligência e segurança” para o evento – o maior contingente já mobilizado em uma cerimônia de posse, informou a PF.

Como medida adicional de segurança, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, proibiu o porte de armas para várias categorias de civis no Distrito Federal.

Lula define escalação final de seus 37 ministérios

Lula define escalação final de seus 37 ministérios




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

explosao-proxima-ao-aeroporto-militar-de-cabul-causa-‘varias-baixas’,-diz-porta-voz

G1 Mundo

Explosão próxima ao aeroporto militar de Cabul causa ‘várias baixas’, diz porta-voz

Porta-voz do Ministério do Interior controlado pelo Talibã não especificou a natureza ou o alvo da explosão. Uma explosão fora do aeroporto militar em Cabul, capital do Afeganistão, no domingo (1°) causou várias baixas, disse um porta-voz do Ministério do Interior controlado pelo Talibã. "Hoje de manhã ocorreu uma explosão fora do aeroporto militar de Cabul, devido à qual vários de nossos cidadãos foram martirizados e feridos", disse o porta-voz […]

today1 de janeiro de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%