G1 Mundo

Comida e água estão quase acabando em Gaza após bloqueio imposto por Israel, alerta ONU

today12 de outubro de 2023 10

Fundo
share close

Israel impôs um bloqueio total ao território depois que o grupo terrorista Hamas atacou o país no sábado (7), iniciando um conflito que já deixou mais de 2.500 mortos até agora.

A agência alimentar de emergência da ONU pediu a criação de corredores humanitários para levar alimentos para Gaza.

“É uma situação terrível a que estamos vendo evoluir na Faixa de Gaza, com alimentos e água escassos e esgotando rapidamente”, disse Brian Lander, vice-chefe de emergências do PMA, à Reuters.



Das mais de 2 milhões de pessoas que moram no território, 340 mil tiveram que sair de suas casas desde o início dos ataques, também segundo a ONU.

“O PMA está no local, está respondendo e estamos fornecendo alimentos a milhares de pessoas que procuraram abrigo em escolas e em outros locais do território. Mas vamos ficar sem comida muito em breve”, disse Lander.

O bloqueio foi imposto pelo governo israelense na última segunda-feira (9) e, além de alimentos e água, impede a entrada de combustível e eletricidade. Todos os pontos de passagem para fora do território também foram fechados.

“As pessoas que procuram abrigo e se esforçam para sobreviver neste ambiente só vão entrar em situações cada vez piores com o passar do tempo”, afirmou Lander.

Programa Mundial de Alimentos da ONU diz que situação em Gaza é devastadora

Programa Mundial de Alimentos da ONU diz que situação em Gaza é devastadora

Risco para 50 mil grávidas

Segundo a BBC, o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) destacou a preocupação com as quase 50 mil grávidas que vivem em Gaza e estão sem acesso a serviços essenciais de saúde ou mesmo água potável. E que 5.500 delas devem dar à luz no mês que vem.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (IRCRC) disse também nesta quinta que o combustível para geradores hospitalares em Gaza acabaria em breve.

A organização também afirmou que não era possível abastecer o estoque de medicamentos do território por conta do bloqueio.

“Sem eletricidade, os hospitais correm o risco de se transformarem em necrotérios”, afirmou o diretor regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Fabrizio Carboni.

O comitê pediu que seja permitido que os hospitais recebam combustível, mas Israel descartou esta possibilidade, a menos que os reféns capturados pelo Hamas sejam libertados.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

primeiro-ministro-israelense,-benjamin-netanyahu-posta-fotos-de-bebes-mortos-pelo-hamas

G1 Mundo

Primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu posta fotos de bebês mortos pelo Hamas

Essas e outras imagens foram mostradas para o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, que está em Israel, e para os ministros da Defesa de países da Otan, durante reunião com Netanyahu nesta quinta. “É simplesmente depravação da pior maneira imaginável”, disse Blinken, após a reunião. "As imagens valem mais que mil palavras. Essas imagens podem valer um milhão." O post diz: "Aqui estão algumas das fotos que […]

today12 de outubro de 2023 26

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%