Tocando:

Rádio 97Web

Comissão Municipal trabalha na regularização de AVCBs em próprios municipais de Guarujá

Escrito por em 30 de janeiro de 2021

Equipe vem percorrendo todas as unidades, com o objetivo de avaliar suas condições e regularizá-las junto ao Corpo de Bombeiros. Município tem 189 prédios sob sua responsabilidade

Com o intuito de regularizar e garantir a segurança estrutural de todos os próprios públicos municipais, a Prefeitura de Guarujá criou uma comissão específica para tratar da obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), bem como do Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB) desses imóveis.

A missão desse grupo de trabalho é buscar a aplicação de ferramentas técnicas e documentais para a adequação dos próprios, como auxílio e suporte técnico para a elaboração e aprovação de projetos de segurança e combate a incêndios.

Um dos principais pontos observados pela Comissão Especial para Elaboração de Projetos Visando a Obtenção de AVCB/CLCB é manter as unidades equipadas com os sistemas de segurança compostos por extintores, sinalização de rota de fuga, iluminação de emergência, hidrantes, saídas de emergências, além de adequar as instalações elétricas.

A ausência de AVCBs e CLCBs nos prédios municipais foi um dos problemas encontrados pela atual Administração ainda em 2017. Há dois anos, a comissão vem vistoriando os próprios públicos para avaliar as condições de cada um.

De acordo com o coordenador da Comissão, esse é um trabalho a ser concluído em longo prazo. “Todos os locais necessitam de algum tipo de regularização referente à segurança contra incêndio e, às vezes, um único detalhe pode atrasar a conclusão do serviço em um imóvel”, explica.

As adequações vêm sendo realizadas aos poucos, pois demandam várias etapas a serem cumpridas. A comissão aponta o que é necessário para efetuar o trabalho em cada local através de relatórios e cabe ao responsável pela unidade providenciar o solicitado.

“Uma das conquistas da comissão foi a criação de uma ata de registro de preços para a compra de extintores, recargas, placas de sinalização, o que tem agilizado a conclusão dos serviços nas unidades”, ressaltou o coordenador.

Dados

O Município conta com 188 prédios sob sua responsabilidade, sendo 119 próprios, 31 alugados e 38 ocupados por instituições conveniadas com a prefeitura. Deste total, 61 já se encontram regularizados por meio de AVCB/CLCB.

A equipe monitora as datas de validade dos materiais e mudanças físicas de maneira contínua e preventiva e, quando necessário, solicita uma nova vistoria ao Corpo de Bombeiros.

Júnior explica que ainda restam 128 unidades a serem regularizadas, sendo que 69 são inferiores a 750 m² de área construída e 59 ultrapassam essa metragem. “Os locais com mais de 750 m² necessitam de regularização por meio de projeto técnico aprovado pelos Bombeiros, para posterior execução das obras”, explicou.

Das 128 unidades que ainda não possuem AVCB/CLCB, 15 já estão com o projeto técnico aprovado junto ao Corpo de Bombeiros, cinco estão sob análise, oito em fase de elaboração do projeto e 23 aguardando adequações para solicitação de vistoria do Corpo de Bombeiros.

The post Comissão Municipal trabalha na regularização de AVCBs em próprios municipais de Guarujá first appeared on Prefeitura Municipal de Guarujá.




Opinião dos visitantes

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *