G1 Mundo

Como as acusações contra Hunter Biden podem afetar a campanha do pai à reeleição?

today15 de setembro de 2023 10

Fundo
share close

O nome Hunter torna o presidente vulnerável e será tão explorado politicamente na campanha eleitoral para a Casa Branca quanto as 91 acusações criminais em quatro julgamentos que pesam sobre o ex-presidente Donald Trump, até agora o maior concorrente de Biden à Casa Branca.

O presidente sofreu dois golpes esta semana relacionados ao filho, mas ainda são considerados incipientes pelos republicanos. Na terça-feira, o presidente da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, anunciou a disposição de iniciar um impeachment contra Biden para vinculá-lo ao filho em negócios obscuros na Ucrânia e na China.



EUA: Pesquisa eleitoral indica empate entre Biden e Trump na eleição de 2024

EUA: Pesquisa eleitoral indica empate entre Biden e Trump na eleição de 2024

É pouco provável que o impeachment de Biden, no que seria o terceiro julgamento político em dois anos de um presidente dos EUA, vá adiante. Pressionado pela ala radical do partido, McCarthy argumentou que alegações de abuso de poder, obstrução e corrupção merecem uma investigação mais aprofundada da Câmara, mas não apresentou evidências. Se passar na casa, deverá ser bloqueado no Senado, onde os democratas contam com uma maioria apertada.

A batalha política no legislativo e nos tribunais, contudo, é indigesta e alimenta a disputa eleitoral. Segundo uma pesquisa da CNN, 61% dos americanos acreditam que Biden teve algum envolvimento nos negócios do filho enquanto era vice-presidente.

Hunter Biden, de 53 anos, nunca ocupou cargos no governo americano, mas os adversários do presidente alegam que ele obteve vantagens em empresas das quais era conselheiro.

Sem apresentar evidências, os republicanos incrementam a narrativa de que a família de Biden é corrupta e de que o presidente se envolveu e lucrou com os negócios do filho, além de propagar a crença de que Hunter é protegido pelo Departamento de Justiça.

As acusações criminais contra ele por porte de arma revigoram os ataques e a incumbência de deixá-lo permanentemente sob os holofotes. Um potencial julgamento do filho de Biden ajudaria a desviar a atenção de Trump, que se prepara para enfrentar quatro em tribunais em Nova York, Washington, Flórida e Geórgia, paralelamente à corrida eleitoral.

Favorito para a indicação do Partido Republicano à Casa Branca, o ex-presidente americano angariou fundos de campanha e subiu nas pesquisas com acusações mais graves do que Hunter Biden. Não se espera que aconteça o mesmo com o presidente americano, que tem no filho uma ameaça concreta de desgaste político.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

republica-dominicana-fecha-fronteira-com-haiti-por-disputa-por-rio;-entenda-crise-de-vizinhos-de-ilha-no-caribe

G1 Mundo

República Dominicana fecha fronteira com Haiti por disputa por rio; entenda crise de vizinhos de ilha no Caribe

Países vizinhos mantinham fronteiras abertas, mas governo dominicano se queixa de obras que uma empresa estatal haitiana faz para desviar águas de um rio comum para revendê-las. Haiti argumenta direito soberano de explorar recursos naturais. Cidadãos hatianos fazem fila para deixar a República Dominicana após fechamento da fronteira entre os dois países, em 15 de setembro de 2023. — Foto: Octavio Jones/ Reuters República Dominicana fechou nesta sexta-feira (15) as […]

today15 de setembro de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%