G1 Mundo

Como funciona novo visto da Alemanha que facilita imigração de trabalhadores qualificados

today29 de junho de 2024 5

Fundo
share close

Recentemente, o país anunciou um novo visto de trabalho, o Chancenkarte, ou “Cartão de Oportunidade”, que oferece aos não europeus uma nova chance de imigrar para a Alemanha.

O Chancenkarte, que começou a aceitar inscrições em 1º de junho, utiliza um novo sistema, baseado em pontos, que avalia os candidatos por critérios específicos, como qualificações acadêmicas, habilidades linguísticas e experiência profissional anterior.

“[O Cartão de Oportunidade] facilitará e agilizará para pessoas com experiência e potencial encontrar um emprego adequado e começar”, disse Nancy Faeser, Ministra Federal do Interior e Comunidade da Alemanha, em comunicado à BBC.



Aqueles que obtiverem o Cartão de Oportunidade podem viver na Alemanha por até um ano enquanto procuram emprego, sem a necessidade de um empregador patrociná-los antecipadamente. O cartão também permite que as pessoas trabalhem legalmente meio período enquanto procuram algo mais estável.

Isso representa uma mudança significativa na forma como o país está lidando com a crescente escassez de mão-de-obra e visa aumentar o número de profissionais nos setores de medicina, educação, manufatura e engenharia.

Mais do que um visto para nômades digitais, o novo cartão oferece aos cidadãos não europeus a oportunidade de simplificar o processo de imigração para a Alemanha e procurar emprego no país, algo que tem sido amplamente debatido pelos conservadores, que argumentam que isso poderia permitir que solicitantes de asilo já rejeitados encontrassem trabalho na Alemanha.

Os candidatos bem-sucedidos deverão possuir uma qualificação profissional ou diploma acadêmico plenamente reconhecido na Alemanha, ou uma combinação de critérios como anos de experiência profissional, idade específica e habilidades linguísticas, cada um atribuído a um número específico de pontos.

Os candidatos devem ter uma pontuação mínima de seis pontos para se qualificarem para o visto. Além disso, devem comprovar capacidade financeira para cobrir despesas de manutenção durante a busca por emprego, com pelo menos €1.027 (cerca de R$6.010) por mês.

Como funciona novo visto da Alemanha que facilita imigração de trabalhadores qualificados — Foto: GETTY IMAGES via BBC

Porque os cidadãos da União Europeia já podem viver e trabalhar na Alemanha, o novo visto de oportunidade é direcionado para aqueles que atualmente vivem fora da UE e na Suíça, já que os cidadãos suíços também não necessitam de visto para entrar nem precisam de permissão para trabalhar na Alemanha.

O Chancenkarte é projetado para favorecer cidadãos não europeus com conexões com a Alemanha, pois pontos extras são concedidos para aqueles que possuem habilidades na língua alemã ou estudaram em escolas alemãs.

Alex Masurovsky, ex-aluno de mestrado na Berlin School of Mind and Brain, que agora mora em Nova York, pensa nas oportunidades que o novo visto oferece para quem quer viver e trabalhar em Berlim.

“Para mim, [a Alemanha] tinha exatamente essas coisas bem europeias, como sentar para tomar café e sair até tarde para curtir sem parecer pretensioso”, refletiu.

“(Na Europa) também existe um grande apreço pela música, principalmente eletrônica, mas também tem pequenos e bons nichos de jazz, blues e punk rock. Eu recomendaria para qualquer um.”

Embora seja verdade que a cultura e a vida noturna do país possam ser elementos atraentes, o novo visto tem como objetivo proporcionar uma solução de longo prazo para a atual escassez de mão-de-obra, um dos principais fatores que contribuem para os problemas financeiros enfrentados atualmente pela Alemanha.

“Queremos garantir que conseguimos atrair os trabalhadores qualificados que nossa economia precisa com urgência há alguns anos”, disse Fraser.

“Isso é vital para o futuro de nosso país.”

Aqueles interessados em saber mais podem visitar o site Make It In Germany para obter mais informações.

O site possui um “autocheck” que permite aos visitantes verificar seu status de elegibilidade para o Chancenkarte.

As inscrições oficiais para o visto devem ser feitas pessoalmente na Missão Diplomática Alemã de sua cidade, Estado ou país.

Entenda como funciona o visto de procura de trabalho em Portugal

Entenda como funciona o visto de procura de trabalho em Portugal




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

eleicao-presidencial-no-ira-ira-ao-2o-turno,-anuncia-ministerio-do-interior

G1 Mundo

Eleição presidencial no Irã irá ao 2º turno, anuncia Ministério do Interior

Nenhum candidato obteve mais de 50% dos votos. Seguem na corrida eleitoral o legislador moderado Massoud Pezeshkian e o diplomata linha-dura Saeed Jalili. Saeed Jalili, à esquerda, e Massoud Pezeshkian — Foto: ATTA KENARE / AFP O Irã realizará um segundo turno das eleições presidenciais em 5 de julho, depois que nenhum dos principais candidatos obteve mais de 50% dos votos nas pesquisas de sexta-feira (28), informou o Ministério do […]

today29 de junho de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%