Prefeitura de Guarujá

Conscientização marca evento em alusão ao Setembro Azul em Guarujá

today30 de setembro de 2022 13

Fundo
share close

Programação envolveu apresentações teatrais e musicais, relatos e homenagem

Dentro das comemorações do Setembro Azul – quando são lembradas diversas datas importantes de luta e conquista da comunidade surda – a Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou na última segunda-feira (26) um evento em alusão ao movimento, que aconteceu no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba).

O objetivo foi valorizar e dar visibilidade aos surdos e também à Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio da conscientização da acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos. Para isso, o evento contou com uma programação especial.

Segundo a secretária adjunta de Gestão de Ensino, “o evento vem para comemorar o avanço de conquistas da comunidade surda, mas também para lembrar que ainda há muitas etapas para conquistar. Parte disso se deve pelos professores e pela família das pessoas com surdez, que ajudam nessa luta”.

Dentro das ações do evento estavam a apresentação teatral dos alunos do 2º ano B da Escola Municipal Presidente Franklin Delano Roosevelt; depoimento de instrutora de Libras; apresentação de vídeos mostrando os trabalhos realizados por alunos da Escola Municipal Dirce Valério; e apresentação da música ‘Como é bom ser diferente’, de Marcelo Serralva, pelos estudantes do 2º ano E, da Escola Municipal Giusfredo Santini.



Um dos principais destaques do Setembro Azul no Teatro foi o depoimento de Thays Marques de Oliveira, mãe de pessoa surda. “Criar meu filho sabendo que ele era surdo foi fazer da dificuldade uma superação. Fui atrás, aprendi Libras e a estar com a comunidade surda para que ele se sentisse mais confortável”, relatou.

Na rede municipal

Guarujá atende hoje 46 alunos com deficiência auditiva, distribuídos em três polos de atendimento:

  • A Escola Municipal Dirce Valério atendendo quatro escolas:

E.M. Dirce Valério

E.M. Almeida Júnior

EMEI Magdalena Maria C Lourenço

EMEI Catarina de Oliveira Salgado

  • A Escola Municipal Franklin Delano Roosevelt atendendo seis escolas:

E.M. Franklin Delano Roosevelt

E.M. Angelina Daige

EMEI Maria de Lourdes

E.M. Napoleão Laureano

EMEI Augusto Antunes Correa

NEIM Mauro Aprigio

  • A Escola Municipal Giusfredo Santini atendendo mais três escolas:

E.M. Giusfredo Santini

E.M. Maria Aparecida Ramos Camargo

EMEI Guilherme Furlani




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tiphany

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

13-motivos-porque-nao-voto-no-pt

Pleno News

13 motivos porque não voto no PT

Renato Vargens - 30/09/2022 15h26 Partido dos Trabalhadores 1. Pelo fato inequívoco de que o PT enquanto governo aparelhou o Estado visando exclusivamente um projeto partidário. 2. Pela corrupção instalada no País, vide Petrobras e outros tantos escândalos revelados pela operação Lava Jato que nos fizeram ruborizar de vergonha. 3. Pela corrupção envolvendo seus tesoureiros, seus líderes e principalmente Lula. 4. Pela perpetuação da pobreza. O PT e seu governo […]

today30 de setembro de 2022 36

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%