A pesquisa aponta que os consumidores estão em busca de liquidações e produtos duráveis. O material escolar inclui itens como mochilas, canetas e lápis, livros e cadernos.
O levantamento da expectativa da volta às aulas mostra que 27% dos entrevistados têm um orçamento de R$ 200 para a compra do material escolar. Já 24% dos consumidores apontaram que R$ 300 é a despesa máxima disponível. Para 19% dos clientes, o valor da compra ficará entre R$ 201 e R$ 300; outros 19% mencionam uma intenção de R$ 51 a 100. Somente 11% indicam uma expectativa de, no máximo, R$ 50.
De acordo com a pesquisa, os itens mais procurados são:
- Lápis e canetas coloridas (84%);
- Cadernos e agendas (62%);
- Materiais de papelaria como sulfites, cartolinas e pastas (39%);
- Mochilas e lancheiras (38%);
- Livros (23%)
No momento de escolha da loja, 73% dos entrevistados afirmam que descontos ou liquidações são as ações mais atrativas. Porém, o bom atendimento ainda é uma prioridade entre muitos, com 59%. A principal preocupação dos pais, mães e responsáveis, conforme o levantamento, é a durabilidade dos produtos, que foi a escolha de 94% dos clientes.
Quanto ao pagamento, 59% decidiram que os produtos serão comprados com cartão de crédito. O débito foi a escolha de 23% e o dinheiro de 18% dos entrevistados.
De acordo com a pesquisa, a maioria dos lojistas estão otimistas com as vendas deste ano. Ela aponta que 68% dos empresários prevêem um aumento no nível das vendas em relação ao mesmo período de 2022. Dentro desse número, 30% calculam um crescimento de 5% a 10%. Enquanto isso, 26% dos entrevistados contam com uma acréscimo superior a 15%.
Por outro lado, 24% dos lojistas têm uma perspectiva cautelosa, imaginando que o aumento nas vendas chegará no máximo em 5%. Por fim, 20% dos empresários acreditam que terão um faturamento entre 10% e 15%.
A maioria dos comerciantes, cerca de 83%, ainda informou que está comprando novos produtos para se preparar para o período de volta às aulas. Já 37% desenvolve promoções e ofertas e 32% dos lojistas fará uma decoração especial no comércio para atrair clientes.
Ao menos 31% dos comerciantes divulgará as vendas pelas mídias digitais e 16% dos comércios farão um treinamento específico para os funcionários.
Os empresários ainda explicam que grande parte dos consumidores deixam as compras para o início das aulas, cerca de 54%. Enquanto isso, 46% dos clientes se adiantam e garantem o material ainda em janeiro.
A pesquisa do Sincomércio foi feita entre os dias 13 e 23 de janeiro com 200 consumidores e lojistas da região. A pesquisa tem caráter quantitativo, pelo método de levantamento com amostra aleatória simples e estratificada, que classifica os entrevistados em grupos com base em condições comuns.
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Por: G1
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