G1 Mundo

Copa do Mundo 2022: veja o que abre e o que fecha na cidade de São Paulo em dias de jogos do Brasil

today24 de novembro de 2022 13

Fundo
share close

A estreia da Seleção Brasileira no torneiro será nesta quinta-feira (24), às 16h (horário de Brasília), contra a Sérvia, e as três partidas da seleção na primeira fase caem em dias de semana. Se for classificado para as outras fases, serão mais um ou dois dias úteis com jogos, dependendo da classificação e do grupo.

Durante a primeira fase dos jogos do Brasil na Copa, a prefeitura da capital paulista determinou que, em 24 e 28 de novembro, assim como em 2 de dezembro, alguns equipamentos municipais poderão fechar duas horas antes das partidas. A medida não se aplica às unidades cujas atividades não possam ser interrompidas.

Veja os dias dos jogos e os horários de suspensão de serviços:



  • Esta quinta (24), jogo às 16h (Brasil X Sérvia) – expediente até as 14h;
  • Dia 28 de novembro, uma segunda-feira, jogo às 13h (Brasil X Suíça) – expediente até as 11h;
  • Dia 2 de dezembro, uma sexta-feira, jogo às 16h (Brasil X Camarões) – expediente até as 14h.

A compensação das horas não trabalhadas em decorrência da suspensão do expediente nos dias de jogos deverá ocorrer até 30 de abril de 2023.

Vacinação contra Covid em São Paulo — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Vacinação contra a Covid-19, poliomielite e multivacinação

Nos dias dos jogos do Brasil, as campanhas de vacinação contra a Covid-19, poliomielite e multivacinação serão realizadas normalmente nas AMAs/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, das 7h às 19h.

Nesta quinta-feira (24), em 28 de novembro e 2 de dezembro, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), AMAs, AMAs/UBSs Integradas, Hospitais Dia e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) II, III e IV funcionarão normalmente.

AMAs/UBSs Integradas, assim como as AMAs 12h funcionarão nesta sexta (22) e sábado (23), das 7h às 19h. As AMAs Especialidades atenderão ao público somente no sábado, no mesmo horário.

Os serviços dos hospitais municipais veterinários das Zonas Norte, Sul, Leste e Oeste estarão disponíveis nos dias 24 de novembro e 2 de dezembro. Já em 28 de novembro, apenas urgências e emergências serão atendidas.

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na operação durante o feriado.

Trilhos (incluindo CPTM, Metrô, ViaMobilidade e ViaQuatro )

Nos dias dos jogos da seleção, o horário de pico das linhas controladas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô serão antecipados. A medida será aplicada nesta quinta-feira (24), a partir das 16h. Nos dias em que o jogo começa às 12h ou às 13h, a operação será monitorada pelas empresas para a entrada de mais trens, se houver necessidade.

Já a ViaMobiliade e a ViaQuatro informaram que estarão preparadas para inserir mais trens de acordo com a demanda em dias e horários de jogos, bem como o aumento do efetivo nas estações próximas a locais que tradicionalmente atraem público para assistir aos jogos.

Nos dias em que as partidas serão às 16h, haverá reforço na oferta de viagens a partir das 14h, com antecipação do horário de pico da tarde e monitoramento da demanda para eventuais ajustes na programação horária.

Já nos dias com jogos às 12h ou às 13h, a programação será mantida, com monitoramento da demanda e eventuais ajustes, se necessário.

Movimentação na estação da Luz da CPTM — Foto: Willian Moreira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Operação dos ônibus municipais

Segundo a gestão municipal, a operação dos ônibus municipais nos horários de pico será antecipada nos dias em que houver partidas da seleção brasileira para transportar trabalhadores e torcedores.

Nesta quinta e em 2 de dezembro, dias em que o Brasil irá a campo às 16h, 100% da frota deve operar já a partir das 13h, três horas antes do jogo.

Já em 28 de novembro quando a seleção joga às 13h, a SPTrans manterá a operação normal com toda a frota para atender o comércio e o serviço privado que podem ser retomados após o término do jogo.

Em dias de jogos, os postos de venda e atendimento em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes funcionarão normalmente, entre 6h e 22h. Já o Posto Central funcionará com horário diferenciado, com fechamento duas horas antes do início das partidas.

As lojas Jabaquara e Santana estarão fechadas e retomarão o funcionamento normal, das 7h às 17h. O Posto de Apoio à Mulher, localizado no mezanino do Terminal Sacomã, funcionará normalmente nos dias de jogos. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

A restrição é válida das 7h às 10h e entre as 17h e as 20h.

Sala de aula — Foto: Seed

As unidades educacionais da administração direta e conveniadas da rede municipal poderão optar por realizar suas atividades durante os jogos, de acordo com seus calendários e necessidades das comunidades em que estão inseridas.

Aquelas que decidirem por suspender o expediente, seguindo o decreto da prefeitura, deverão realizar a reposição de conteúdo posteriormente, assim como fazer reposição de horas de trabalho para os servidores.

Na hipótese de classificação da Seleção nas próximas fases, ficam mantidas as mesmas orientações.

As instituições bancárias expediente especial durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo.

Confira o horário diferenciado de expediente bancário nos dias de jogos da Seleção Brasileira:

  • Nos jogos com horário previsto às 12h: o atendimento ao público será das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30.
  • Nos jogos com horário previsto às 13h: das 8h30 às 11h30.
  • Nos Jogos com horário previsto às 16h: das 9h às 14h.

Parques municipais e centro esportivos

Parques municipais naturais e urbanos funcionarão normalmente, exceto na segunda-feira (28), quando os parques naturais fecham para manutenção.

Os Centros Esportivos também estarão abertos. Suas respectivas secretarias funcionarão em regime de plantão, de acordo com as datas dos jogos da seleção brasileira. Na quinta-feira (24), a partir das 14h e na segunda-feira (28), após as 11h. Em 2 de dezembro, depois das 14h.

Unidade do Poupatempo de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. — Foto: Luis Blanco/GESP

Os postos do Poupatempo funcionarão de forma parcial em todo o estado de São Paulo, durante os jogos do Brasil.

Na quinta (24/11) e na sexta (02/12) , as partidas acontecerão às 16h e, portanto, as unidades operam até às 14h. Já em 28/11 (segunda-feira), o jogo será às 13h, e os postos funcionam até às 11h.

As opções digitais seguirão mantidas, 24 horas por dia, podendo ser acessadas pelo site, aplicativo de celular Poupatempo Digital, assistente virtual, o P, que atende no portal e no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974. São 245 opções para os cidadãos.

As agências dos Correios terão horário especial de atendimento ao público nas agências durante a primeira fase do Mundial. Nesta quinta, no dia 28 e em 2/12, o expediente das unidades da empresa será encerrado uma horas antes do início das partidas.

Já os centros operacionais e serviços de distribuição dos Correios funcionarão da seguinte forma:

  • 24/11: funcionamento da unidade de 7h às 15h.
  • 28/11: intervalo de 30 minutos antes do início do jogo, com retorno em até 30 minutos após o término do jogo.
  • 02/12: funcionamento da unidade de 7h às 15h.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cidade-natal-do-lateral-danilo-tera-praca-fechada-e-telao-para-estreia-da-selecao-na-copa

G1 Mundo

Cidade natal do lateral Danilo terá praça fechada e telão para estreia da seleção na Copa

Os 13 mil habitantes de Bicas, da Zona da Mata mineira, terão um motivo especial para ficar em frente à TV na tarde desta quinta-feira (24). Trata-se do conterrâneo Danilo, lateral do plantel de Tite na busca pelo hexa. Parte da festa, inclusive, será apoiada pelo camisa 2 da seleção. Um telão na Praça São José, região central da cidade, foi providenciado para reunir o público. “Ele e a família […]

today24 de novembro de 2022 26

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%