G1 Mundo

Coreia do Norte confina moradores de Pyongyang por causa de “males respiratórios”

today26 de janeiro de 2023 13

Fundo
share close

A Coreia do Norte ordenou um confinamento de cinco dias em Pyongyang, a capital do país, por “males respiratórios”, informou a imprensa nesta quarta-feira (25). É o primeiro na cidade desde que o governo declarou vitória sobre a Covid-19, em agosto do ano passado.

Os moradores de Pyongyang receberam ordens para ficar em casa de quarta a domingo e devem passar por várias verificações diárias de temperatura, informou o site de notícias NK News, com sede em Seul, citando um aviso do governo do Norte.

O aviso não menciona a Covid-19, mas indica que entre os males que se espalham pela capital está a gripe comum.



A ordem do governo foi emitida um dia depois que o NK News informou que os moradores da maior cidade norte-coreana pareciam estar estocando alimentos em antecipação ao confinamento.

Não ficou claro se outras partes do país enfrentaram medidas semelhantes e a imprensa estatal não anunciou tais ações.

A península coreana enfrenta, atualmente, uma onda de frio, com temperaturas de -22 ºC em Pyongyang.

A Coreia do Norte manteve um bloqueio rígido desde o início da pandemia, embora permita algum comércio com a China. Reconheceu seu primeiro surto de Covid-19 em abril do ano passado, mas proclamou vitória sobre o coronavírus logo depois, o que chamou de “milagre”.

No entanto, especialistas e a Organização Mundial da Saúde (OMS) questionam as estatísticas da Coreia do Norte sobre a Covid-19. O país tem um dos piores sistemas de saúde do mundo, com hospitais mal equipados, poucas unidades de terapia intensiva e falta de medicamentos para o coronavírus.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

a-vida-em-bakhmut,-na-linha-de-frente-da-guerra-na-ucrania

G1 Mundo

A vida em Bakhmut, na linha de frente da guerra na Ucrânia

A parte ocidental da cidade localizada na região do Donbass está praticamente irreconhecível. De muitas casas, restam apenas pilhas de tijolos. Os prédios estão repletos de perfurações. Restos de placas publicitárias e semáforos danificados pairam sobre ruas e calçadas, onde jazem carros capotados e queimados. A maioria das vidraças está quebrada, as aberturas das janelas parcamente cobertas. Portas danificadas abrem e fecham com o vento. Bakhmut: ajuda humanitária sob balas […]

today26 de janeiro de 2023 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%