Tocando:

Rádio 97Web

Corpo de marinheiro segue desaparecido de IML há 7 meses no litoral de SP

Escrito por em 4 de maio de 2021

Alexandro se afogou enquanto praticava stand-up paddle em Guarujá. O corpo dele sumiu do IML de Praia Grande em novembro. Suspeita inicial era de que ele teria sido sepultado por engano.

Marinheiro morreu afogado enquanto praticava stand-up em Guarujá, SP — Foto: Arquivo Pessoal/Vanessa Paixão

Sete meses depois de sua morte, Alexandro dos Santos, de 40 anos, ainda não foi sepultado pela família, pois ainda não foi encontrado. O corpo do marinheiro desapareceu do Instituto Médico Legal (IML) de Praia Grande, no litoral de São Paulo, enquanto aguardava pelo resultado de exame de identificação.

Alexandro se afogou no mar enquanto praticava stand-up paddle com um amigo, no dia 30 de setembro do ano passado, e foi localizado já sem vida sete dias depois. Funcionários do IML para onde foi levado notaram o desaparecimento do cadáver no dia 24 de novembro.

Os familiares só descobriram a situação em 8 de janeiro, quando foram buscá-lo para prosseguir com o sepultamento, após o resultado positivo de um exame de DNA realizado três meses antes. Ao G1, nesta terça-feira (4), a prima do marinheiro, Vanessa Paixão, afirmou que a família segue abalada com a situação.

“Minha tia [mãe de Alexandro] está muito abalada, como que pode isso? A dor é grande. Não teve enterro digno, ele precisa ser enterrado dignamente pela família. Quem é que vai roubar um corpo? Ninguém consegue acreditar nisso”, desabafa.

  • 30 de setembro: Alexandro e um amigo praticavam stand-up paddle em Guarujá quando, durante fortes ventos, o marinheiro desapareceu no mar.
  • 7 de outubro: o corpo de Alexandro foi encontrado em Itanhaém, a 85 quilômetros de distância de onde foi visto pela última vez. Corpo foi encaminhado ao IML de Praia Grande.
  • 15 de outubro: funcionários alegaram que o corpo se encontrava na geladeira do IML nesta data à Polícia Civil.
  • 16 de outubro: o corpo do marinheiro foi removido para um contêiner refrigerado, diante da necessidade de aguardar o resultado do exame de DNA.
  • 3 de novembro: o contêiner foi aberto para a inserção de outros três corpos, sendo um não identificado, um de um homem e outro de uma mulher.
  • 24 de novembro: durante trabalho de remoção dos corpos da câmara refrigerada, que apresentava defeito, para outro contêiner, os funcionários notaram a ausência de Alexandro.
  • 1º de dezembro: funcionários do IML comunicaram o desaparecimento do corpo à Polícia Civil, registrando um boletim de ocorrência.
  • 8 de janeiro: familiares recebem ligação do IML avisando que o exame de DNA estava pronto. No instituto, descobrem sobre sumiço do corpo.

Contêiner refrigerado fica no estacionamento do IML de Praia Grande, SP — Foto: Reprodução/TV Tribuna

As investigações correm pela Delegacia Sede de Praia Grande, responsável pelo caso. Até o início deste ano, o delegado Renato Porto estava à frente das investigações, e solicitou a exumação de dois corpos, que foram removidos do mesmo contêiner onde Alexandro estava e liberados para sepultamento.

Com os resultados dos exames periciais das duas exumações, ficou comprovado que o corpo de Alexandro não foi enterrado por engano no lugar dessas duas pessoas.

As investigações continuaram em busca de pistas sobre o que pode ter acontecido. O delegado Flávio Magário assumiu os trabalhos, mas a Secretaria de Segurança Pública (SSP) não respondeu ao G1 sobre o andamento dado ao caso nos últimos meses.

Por telefone, Marcos Alexandre Oliveira, assistente técnico da Superintendência do Instituto Médico Legal, esclareceu que a equipe do IML de Praia Grande tomou todas as providências sobre o caso, e que as informações foram repassadas à Polícia Civil para a continuidade das investigações, mas que não há novidades a serem divulgadas no momento.

VÍDEOS: As notícias mais vistas do G1

Newsletter G1Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Opinião dos visitantes

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *