G1 Santos

Corujas são flagradas ‘trocando carinho’ em placa que faz alerta sobre a espécie no litoral de SP; VÍDEO

today22 de agosto de 2023 20

Fundo
share close

Duas corujas-buraqueiras foram flagradas em cima de uma placa com informações sobre a própria espécie em Peruíbe, no litoral de São Paulo. A moradora Rosana Guidugli Varga, de 44 anos, disse ao g1 que a cena dos animais se bicando lhe chamou atenção, por isso, registrou o momento (veja o video acima).

Advogada e personal trainer, Rosana se deparou com as corujas enquanto estava pedalando na orla de Peruíbe por volta das 6h40 desta terça-feira (22). “Corro ou pedalo todos os dias bem cedo”, explicou.

Biólogos contatados pelo g1 analisaram o vídeo em que as duas corujas aparecem se bicando, mas não conseguiram confirmar o sexo dos animais. “Nessa espécie, não dá para saber visualmente qual é o macho e qual é a fêmea”, explicou o biólogo Daniel Monteiro Bortone.



Corujas-buraqueiras foram flagradas na orla de Peruíbe (SP) — Foto: Arquivo Pessoal/Rosana Guidugli Varga

De acordo com ele, o fato dos animais se encostarem é um comportamento social da espécie. “Para limpar e alisar as penas da outra em regiões onde elas não conseguem fazer por elas mesmas, como cabeça e pescoço”, afirmou.

O biólogo Fábio Barata atua na área de turismo com observação de aves há 15 anos e costuma levar turistas estrangeiros no local para verem a espécie da coruja. “Nesse ponto, onde foi feita a imagem, tem uns dois casais”, disse.

Segundo ele, as placas com informações da espécie fazem parte de um projeto para sinalizar pontos de ninhada. Para Barata, os animais flagrados no vídeo são de diferentes idades. “Está parecendo um adulto com um juvenil. Como elas [corujas] reproduzem entre março e abril, os filhotes estão grandes já”, finalizou.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

prefeitura-de-sao-vicente-reativa-estacionamento-pago-nas-ruas-da-cidade;-confira-os-pontos

G1 Santos

Prefeitura de São Vicente reativa estacionamento pago nas ruas da cidade; confira os pontos

A Prefeitura de São Vicente, no litoral de São Paulo, vai retornar com a cobrança de taxas a veículos parados em estacionamentos regulamentados. A administração anunciou a medida, nesta segunda-feira (21), após a assinatura do contrato de ordem de serviço com a empresa vencedora de concorrência aberta. De acordo com a prefeitura, o acordo prevê que, em até 120 dias, a sinalização das 3.611 vagas estimadas, a manutenção de toda […]

today22 de agosto de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%