Tocando:

Rádio 97Web

Crianças que leem crescem com melhores funções cognitivas, diz estudo em Israel

Escrito por em 25 de novembro de 2021

Que a leitura é importante, todo mundo já sabe, agora um estudo em Israel descobriu que os pais lerem para os filhos, bem como crescer em uma casa cheia de livros e realmente lê-los, traz muitos benefícios importantes para a fase adulta.

De acordo com os pesquisadores da Universidade de Haifa, Universidade de Ben-Gurion (BGU) do Negev em Beersheba e do Centro de Dados Gerontológicos de Israel (IGCD), crescer lendo livros parece melhorar a memória de pessoas com 65 anos ou mais, além de proteger contra o declínio cognitivo.

A descoberta foi publicada recentemente na revista “Dementia and Geriatric Cognitive Disorders”, com o título “Ambiente Orientado a Livros na Infância e Desempenho Cognitivo Atual entre Europeus Idosos”.

Dr. Galit Weinstein da Universidade de Haifa, a especialista em saúde pública BGU Dra. Ella Cohn-Schwartz e Noam Damri do IGDC analisaram os resultados de duas ondas da Pesquisa de Saúde, Envelhecimento e Aposentadoria na Europa (SHARE).

O estudo

Um total de 8239 homens e mulheres que não sofrem de doenças neurodegenerativas responderam a pesquisa em 2011 e 2013. Através disso, os pesquisadores descobriram que uma casa cheia de livros correlacionou com a boa memória e fluência verbal, bem como melhora na memória atrasada e declínio cognitivo.

A idade média dos entrevistados era de 73 anos e 55% deles eram mulheres, de acordo com o Israel 365 News.

“Este estudo contribui para a nossa compreensão da importância dos ambientes da nossa infância para a saúde do cérebro na velhice. Mais estudos são necessários para determinar os efeitos de longo prazo no cérebro da transição da leitura de livros impressos para o uso de mídia digital ”, disse Weinstein.




Opinião dos visitantes

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.