De acordo com a Prefeitura de Cubatão, nove unidades de Educação Infantil têm previsão de retornar no dia 7 de agosto. Em três escolas de Educação Infantil II e Fundamental, as aulas devem voltar em 31 de julho (veja abaixo).
A manicure e pedicure Greicy de Jesus Santana, de 36 anos, tem uma filha de 10 anos que frequenta o Ensino Fundamental na Unidade Municipal de Educação (UME) Espírito Santo. Ela lamentou a nova decisão e disse que, além disso, a menina fica sem aulas sempre que a professora precisa faltar.
“Eles ficaram uma semana em casa [em maio] porque foi rompido o contrato do pessoal da limpeza. E agora, dia 22, que era para retornar as aulas, eles mandaram esse comunicado que não ia retornar porque vai ter reforma na escola”, lamentou.
O pai de um aluno de 6 anos, que frequenta a Unidade Municipal de Ensino (UME) Ana Luiza Victor do Couto, no Vale Verde, contou que a falta de aulas virou rotina na escola do filho.
“É reforma, é falta de professor, outro dia é chuva, falta de luz, outro dia é doenças. É bem recorrente”, disse ele, que preferiu não ser identificado.
Segundo o morador, há casos em que a direção envia mensagem um dia antes informando que as crianças não terão aula. “As famílias que dependem da escola, pois é tempo integral, ficam à mercê”, lamentou.
Outra mãe, que preferiu não ser identificada, disse ao g1 que não acreditou quando recebeu a mensagem sobre o adiamento da retomada das aulas na Unidade Municipal de Ensino (UME) Estado do Espírito Santo.
“Para mim não ficou ruim, porque estou sem trabalhar no momento. Mas, para a maioria, ficou, porque não tem com quem deixar. Muito complicado, cada hora é uma coisa e a gente fica de mãos atadas sem poder fazer nada”, relatou.
Datas de suspensão e reposição
Pais foram notificados por escolas de Cubatão (SP) sobre suspensão das aulas — Foto: Divulgação
Os pais receberam mensagens das escolas sobre a suspensão das aulas (veja acima). Veja quais são as unidades e quando haverá reposição:
- UME Aracy
- UME Marta Josete – CEU I
- UME Marta Magali
- UME Sofia Zarzur
- UME Ana Luiza
- UME Celita Tertuliano
- UME Fátima
- UME Lucy Montoro
- UME Jardim Casqueiro
Início da suspensão: 22 de julho
Previsão de retorno: 7 de agosto
Educação Infantil II e Fundamental
- UME Espírito Santo
- UME Estado do Maranhão
- UME Princesa Isabel
Início da suspensão: 22 de julho
Previsão de retorno: 31 de julho
De acordo com um documento oficial sobre a suspensão, obtido pelo g1, haverá reposição de aulas nas escolas de Educação Infantil II e Ensino Fundamental. Veja as datas abaixo:
- 22 de julho: reposição em 24 de agosto;
- 23 de julho: reposição em 21 de setembro;
- 24 de julho: reposição em 28 de setembro;
- 25 de julho: reposição em 9 de novembro;
- 26 de julho: reposição em 23 de novembro;
- 29 de julho: reposição em 30 de novembro.
Em nota, a Prefeitura de Cubatão informou que a cidade tem 52 unidades escolares e 40 delas retornaram às aulas na segunda-feira. Os pais e responsáveis de alunos das escolas em reforma foram informados sobre a modificação no dia 12 de julho.
A administração municipal esclareceu que as unidades terão as aulas repostas de acordo com calendário pedagógico já informado aos pais. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases, não há reposição de aulas para ensino infantil.
“Os alunos das escolas relacionadas poderão retirar a merenda (refeição, suco e fruta) nas próprias unidades em que os filhos estão matriculados”, disse.
De acordo com a prefeitura, ainda que as unidades estejam em reforma, o atendimento pedagógico ocorre normalmente ao público. Sendo assim, eventuais dúvidas poderão ser sanadas junto aos diretores das escolas.
Em relação a reclamação dos pais, a prefeitura disse que tanto a UME Espírito Santo (4º ano A) e quanto a UME Ana Luiza (Infantil 4) já contam com novos professores que atuarão nessas salas de aula. Os profissionais já atuam nas unidades antes mesmo do recesso ter iniciado na semana passada.
A prefeitura disse também que foram já contratados 89 educadores que estão sendo distribuídos nas unidades escolares cujos professores estão afastados ou se aposentaram.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Publicar comentários (0)