G1 Mundo

Cúpula do Brics: Lula inicia primeiro dia de trabalho na África do Sul

today22 de agosto de 2023 16

Fundo
share close

Lula chegou a Joanesburgo, capital da África do Sul, nesta segunda (21). A cidade será a sede do 15º encontro de chefes de Estado do bloco.

Segundo o embaixador Eduardo Saboia, do Ministério das Relações Exteriores, o encontro entre os líderes do Brics terá três temas principais:

Além de Lula, estarão presentes à cúpula os presidentes Cyril Ramaphosa (África do Sul) e Xi Jinping (China), e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participará de forma remota.



Nesta terça, os líderes participarão de um fórum empresarial. Na sequência, há previsão de um retiro, evento que reúne somente chefes de Estado e governo e ministros das Relações Exteriores. O chanceler russo, Sergei Lavrov, estará presente, segundo o governo brasileiro.

Além da agenda prevista às lideranças do Brics, neste primeiro dia de encontro, Lula terá como compromissos:

  • encontro com representantes do Congresso Nacional Africano (ANC)
  • diálogo do Fórum Empresarial do Brics
  • reunião no Retiro dos Líderes do Brics
  • e jantar de boas-vindas aos líderes do BRICS oferecido pelo presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa

Antes da agenda de atividades de líderes do Brics, Lula também participará do programa “Conversa com o Presidente”, realizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Lula chega à África do Sul para participar de cúpula do Brics

Lula chega à África do Sul para participar de cúpula do Brics

Lula participará de compromissos ligados à cúpula do Brics até quinta-feira (24).

Segundo agenda divulgada pelo Itamaraty, na quarta (23), o presidente estará presente à reunião de cúpula dos líderes do bloco, que deve ocorrer em duas sessões.

Na quinta (24), há previsão do encontro estendido com os países-membro do Brics e cerca de 40 países convidados, em sua maioria chefes de Estado e governo de nações interessadas em ingressar no bloco, vindos da África, da América do Sul, do Caribe e da Ásia.

Esta é a segunda viagem do petista à África desde que tomou posse, em janeiro deste ano. Antes, ele fez uma passagem rápida por Cabo Verde, arquipélago africano no Atlântico.

Angola será o primeiro destino de Lula após os compromissos em Joanesburgo. O Itamaraty prevê que, entre outras agendas, ele deve se reunir com o presidente angolano, João Lourenço, e participar de encontro com empresários.

Em São Tomé e Príncipe, o presidente vai participar da Cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

drone-ucraniano-atinge-apartamentos-e-carros-em-cidade-proxima-a-moscou,-diz-russia

G1 Mundo

Drone ucraniano atinge apartamentos e carros em cidade próxima a Moscou, diz Rússia

Segundo o governo russo, não há registro de feridos. Esse é o segundo dia consecutivo de ataques à região de Moscou. Drones atingiram apartamentos e carros na região de Moscou, em 22 de agosto de 2023 — Foto: Reuters Um drone ucraniano atingiu apartamentos e carros em uma cidade próxima a Moscou, de acordo com o governo russo. O ataque aconteceu na manhã de terça-feira (22), pelo horário local – […]

today22 de agosto de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%